Estudantes visitam a Câmara Municipal do Recife

Para conhecer o funcionamento da Câmara Municipal do Recife, alunos da quarta série do ensino fundamental 1, que corresponde ao quinto ano, do Colégio Adventista do Recife, foram ciceroneados pelo vereador Luiz Eustáquio (PT) na manhã desta quarta-feira, 22. A visita começou às 10h30, pelo pátio interno, prosseguiu pelo plenário que está em reforma e foi concluída uma hora depois no Salão Nobre, onde estão sendo realizadas temporariamente as sessões ordinárias e solenes. No percurso, os 35 estudantes - de 9 a 11 anos - tiveram oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o cotidiano da casa legislativa, a função dos vereadores e a tramitação dos projetos.

A assessora de Relações Públicas, Ana Torti, foi a primeira a falar aos estudantes. “Aqui temos 37 vereadores, eleitos pelo voto direto. Nove deles formam a Mesa Diretora, que tem como principais membros o presidente e o primeiro secretário”.  Do pátio interno, o vereador Luiz Eustáquio conduziu os jovens para o plenário. “Estamos passando por uma reforma, que vai trazer mais modernidade e transparência. Aqui será inaugurado um painel eletrônico para registrar as presenças dos vereadores e mostrar o resultado das votações”, disse.
O vereador explicou como funciona a Casa, com três sessões ordinárias por semana, além das extraordinárias. Mostrou a bancada onde os parlamentares ficam durante as reuniões e o espaço reservado para a população, que acompanha os trabalhos legislativos. “A sociedade tem o direito de fiscalizar aqueles que elegeu. As galerias são o espaço reservado para o povo. Esta é a casa do povo”, afirmou. O estudante David Kennedy, 10 anos, quis saber a função dos vereadores. “Promovemos discussões para elaborar e aprovar leis e defender os interesses das comunidades”, disse Eustáquio. Ian Moreira, 9 anos, perguntou como um vereador pode ajudar a população nos bairros da periferia. “Quem faz as obras é o Executivo, mas nós redigimos requerimentos para o prefeito e para os secretários pedindo para melhorar a situação das ruas e dos bairros”, explicou o vereador.
No Salão Nobre, os estudantes tomaram conhecimento da parte histórica da Câmara Municipal do Recife.  Ela funciona no prédio do Parque 13 de Maio desde 1962 e o salão foi reformado em 1985. “Este mobiliário do salão é antigo, hoje peça de museu. Ele serviu à Câmara de 1947 a 1986. Mas é aqui, neste salão, que estamos realizando as sessões, enquanto as obras do plenário não são concluídas. Realizamos as discussões dos pequeno e grande expedientes”, afirmou o vereador.  A aluna Bruna Nicole, 10 anos, aproveitou para perguntar  sobre o que ocorre quando há discordâncias nas aprovações dos projetos. “Nos debates, pedimos apartes e finalmente vamos para o voto. Assim é que funciona a democracia, com votos”, esclareceu. Também participou da visita o diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério.

Em 22.09.10, às 12h45.