Estudantes visitam a Câmara Municipal do Recife
A assessora de Relações Públicas, Ana Torti, foi a primeira a falar aos estudantes. “Aqui temos 37 vereadores, eleitos pelo voto direto. Nove deles formam a Mesa Diretora, que tem como principais membros o presidente e o primeiro secretário”. Do pátio interno, o vereador Luiz Eustáquio conduziu os jovens para o plenário. “Estamos passando por uma reforma, que vai trazer mais modernidade e transparência. Aqui será inaugurado um painel eletrônico para registrar as presenças dos vereadores e mostrar o resultado das votações”, disse.
O vereador explicou como funciona a Casa, com três sessões ordinárias por semana, além das extraordinárias. Mostrou a bancada onde os parlamentares ficam durante as reuniões e o espaço reservado para a população, que acompanha os trabalhos legislativos. “A sociedade tem o direito de fiscalizar aqueles que elegeu. As galerias são o espaço reservado para o povo. Esta é a casa do povo”, afirmou. O estudante David Kennedy, 10 anos, quis saber a função dos vereadores. “Promovemos discussões para elaborar e aprovar leis e defender os interesses das comunidades”, disse Eustáquio. Ian Moreira, 9 anos, perguntou como um vereador pode ajudar a população nos bairros da periferia. “Quem faz as obras é o Executivo, mas nós redigimos requerimentos para o prefeito e para os secretários pedindo para melhorar a situação das ruas e dos bairros”, explicou o vereador.
No Salão Nobre, os estudantes tomaram conhecimento da parte histórica da Câmara Municipal do Recife. Ela funciona no prédio do Parque 13 de Maio desde 1962 e o salão foi reformado em 1985. “Este mobiliário do salão é antigo, hoje peça de museu. Ele serviu à Câmara de 1947 a 1986. Mas é aqui, neste salão, que estamos realizando as sessões, enquanto as obras do plenário não são concluídas. Realizamos as discussões dos pequeno e grande expedientes”, afirmou o vereador. A aluna Bruna Nicole, 10 anos, aproveitou para perguntar sobre o que ocorre quando há discordâncias nas aprovações dos projetos. “Nos debates, pedimos apartes e finalmente vamos para o voto. Assim é que funciona a democracia, com votos”, esclareceu. Também participou da visita o diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério.
Em 22.09.10, às 12h45.