Estudantes visitam Câmara Municipal do Recife

Após realizarem uma pesquisa interna para atividades pedagógicas, os alunos do ensino fundamental do Colégio Grande Passo, de Boa Viagem, visitaram a Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira, 23, para conhecer o funcionamento do legislativo municipal e saber como os problemas que eles identificaram no levantamento podem ser resolvidos pelos parlamentares. Pela manhã, foram 44 estudantes, na faixa etária de 10 anos, todos da mesma sala, recebidos pelo vereador Alfredo Santana (PRB). À tarde, a Câmara recebeu 38 alunos da mesma escola e os vereadores Aderaldo Pinto (PRTB) e Rogério de Lucca (PSL) responderam os questionamentos dos alunos.

Os estudantes conheceram as dependências da Câmara Municipal e ocuparam as cadeiras dos vereadores, no plenário. Ficaram sabendo que, no espaço, são debatidos os grandes temas que dizem respeito ao Recife e onde são votados os projetos de lei que modificam a vida dos cidadãos. “Este é um espaço democrático, de debates”, explicou o vereador Santana. A garotada constatou, nos esclarecimentos recebidos, que os temas levantados na pesquisa escolar têm tudo a ver com as preocupações reais dos vereadores.

Na pesquisa escolar os alunos identificaram que os grandes problemas do Recife são violência, mobilidade urbana, educação, saúde, meio ambiente e trabalho infantil. As crianças se revezaram nas perguntas, sobre esses assuntos. O vereador respondeu a todas. Antes da visita à Câmara Municipal, os alunos trabalharam o gênero entrevista, em sala de aula, além de abordarem os problemas nas disciplinas sob a ótica da história e da geografia. Eles realizaram a visita acompanhados das professores Luiz Ferraz, Suzane Araújo e Mercês Cavalcanti.

Foram recebidos, além do vereador Alfredo Santana, pelo diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério Nascimento e pela assessora de Relações Públicas da Câmara, Ana Torti. “Para mim, isso é o ensino na prática, uma experiência que vai além da sala de aula e ficará para sempre no aprendizado dessas crianças. Acho muito importante”, considerou o vereador, no final da visita.

A professora Suzane Araújo disse que a “aula extra sala” foi importante porque complementou um trabalho de formação cidadã que a escola realiza desde o mês passado. “Inicialmente, eles foram provocados a responder: se fosse vereador, o que faria pelo Recife? Foram estimulados a pensar”, explicou. Já a professora Luiza Ferraz acrescentou que a visita representou num momento de crescimento: “O objetivo é estimular a consciência, algo que fica para sempre”, disse.

 

Em 23.04.2013, às 14h53.