Eurico Freire aprova projeto de lei e voto de aplauso a dom Fernando Saburido

Os vereadores concederam voto de aplauso e congratulação, durante reunião plenária ocorrida na manhã desta terça-feira, 30, ao arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. A iniciativa foi do vereador Eurico Freire (Rede), que elogiou a iniciativa do religioso, por haver realizado reunião na semana passada com candidatos a vereador, de diversos partidos, de municípios da Região Metropolitana. Na reunião realizada na Cúria Metropolitana, o arcebispo externou as expectativas da Igreja Católica em relação aos candidatos que possam representar os interesses da instituição.

Eurico Freire disse que dom Fernando Saburido deixou claro que a Igreja Católica não tem candidatos, mas teria feito um alerta: “Para uma melhor qualificação dos vereadores, será importante acompanhá-los na atuação”, dando a entender que a igreja pretende estimular os fiéis a acompanhar o mandato dos futuros políticos. Antes da reunião, o arcebispo dom Fernando Saburido também gravou um vídeo para a internet em que ele fala sobre o mesmo assunto e no qual reafirma a necessidade de os fiéis, incluindo não só os leigos mas também os padres, a “acompanharem de perto as decisões políticas”.

Além de repercutir a reunião com o arcebispo, Eurico Freire também pediu apoio aos vereadores para a aprovação do projeto de lei 57/2016, de sua autoria, que institui no município a padronização dos uniformes dos alunos da rede municipal de ensino, utilizando as cores da bandeira do Recife. “Antes de apresentar este projeto de lei aqui na Câmara, ouvi diretores da rede municipal. É um projeto que resgata o civismo e o respeito a nossa bandeira. O símbolo bem trabalhado passa a ser uma referência”, disse.

Freire justificou que o projeto de lei vem solucionar um problema antigo: a cada nova gestão da Prefeitura Municipal, o fardamento dos alunos muda de acordo com as cores do partido político do prefeito. “Com a farda sempre azul e branca, com certeza o município terá menos gastos. É uma mediada que concorre para a economia”. Em aparte, o vereador Carlos Gueiros (PSB) disse que existe uma legislação da época do prefeito Gilberto Marques Paulo, aprovada em 1993, que determina as cores azul e branca como sendo do município. “Por isso, concordo com o projeto de lei”, afirmou. No final, o projeto dói aprovado em primeira discussão e voltará para ser analisado pelo plenário na próxima semana.

Em 30.08.2016, às 12h45