Eurico Freire chama a atenção para o aquecimento global

As mudanças climáticas e alguns efeitos que já são percebidos pela população foram o tema do discurso do vereador Eurico Freire (PV). Ele lembrou, durante a reunião plenária desta terça-feira, 17, os problemas causados pela seca em São Paulo e as chamadas ilhas de calor da capital pernambucana. “Depois de 800 anos estamos enfrentando questões que nos remetem ao aquecimento global e suas conseqüências”, disse o parlamentar, salientando ainda que gostaria de provocar uma reflexão na sociedade.

“Atualmente ouvimos mais queixas de crianças doentes, muitas doenças relacionadas às mudanças no clima. Antes não era assim”. Eurico Freire fez questão de destacar que o poder público e a  sociedade assumem um papel de protagonistas para evitar o processo danoso que envolve o aquecimento. Citou o projeto de lei do Executivo, aprovado na Câmara, e depois transformado em lei municipal no Recife  que obriga a construção de telhados verdes.

“A lei  prevê  que os edifícios com mais de quatro pavimentos e os não-habitacionais com mais de 400 m² deverão ter camada de vegetação aplicada sobre a cobertura. Isto vai contribuir muito para amenizar o calor”. O vereador  afirmou também que é louvável a iniciativa da secretaria municipal  de Meio Ambiente de replantar árvores em diversos bairros. Ele aproveitou para citar ainda a importância de que se discuta a destinação final do lixo e o melhor aproveitamento da água.

Em 17.03.15, às 17h40