Eurico Freire destaca a fiscalização eletrônica para redução de acidentes

Mesmo considerando que o número de acidentes de trânsito no Recife é alarmante, o vereador Eurico Freire (REDE) destacou a redução dos casos que resultam em morte, devido a fiscalização eletrônica. Na tribuna da Casa de José Mariano, na manhã desta segunda-feira, 29, o parlamentar citou a matéria publicada no Jornal do Commercio na última quinta, que traz um levantamento da CTTU apontando a redução em 50% dos acidentes de trânsito com vitimas. “Muitas vezes a colisão ocorre, mas gera menos vítima. Hoje há 95 controladores, redutores e fotossensores instalados no Recife”.

Eurico Freire chamou a atenção para a reportagem que aponta o local de maior redução verificada: a Avenida Abdias de Carvalho. Esta via recebeu dois equipamentos nos últimos dez anos. “Apenas com este esforço, conseguiu baixar a quantidade de acidentes com vítimas em 72%. Muitas vezes ouvimos que se trata apenas de um artifício para arrecadar dinheiro, mas há a comprovação de que funciona efetivamente”.

Segundo os dados citados pelo parlamentar, a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas em 2010, registrou que mais de 1,2 milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito em todo o mundo e o Brasil ocupa o quarto lugar entre os países que mais matam no trânsito. “Vemos uma tendência mundial de redução da velocidade nas áreas urbanas”, disse, citando dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

“Formada por 34 países, como Chile, Canadá, Estados unidos, Alemanha e Japão, a Organização recomenda o limite de 50 quilômetros por hora para vias arteriais”, ressaltou o vereador. Para ele, ainda que a redução da velocidade implique em mais tempo de deslocamento dos veículos, essa medida precisa ser assimilada pela população, “pois estamos tratando de um bem único e cujo dano pode se irreversível, que é a vida”.

Aproveitando a ocasião, Eurico Freire, lembrou que o seu primeiro projeto de Lei apresentado à Câmara do Recife, visava regulamentar as motocicletas de 50 cilindradas , as chamadas cinquentinhas. Ele destacou as reuniões ocorridas na época com a CTTU e a secretaria de Mobilidade. “Acreditamos que uma cidade que preza pelo desenvolvimento sustentável, por um trânsito menos violento e pelo bem estar da população, como o Recife deve ser, precisa estar atenta a essas questões”.

Em 29.08.2016, às 12h05