Eurico Freire faz homenagem ao Dia do Enfermeiro

Eles são os profissionais que cuidam do ser humano, seja individualmente ou da família, misturando conhecimentos da ciência com afeto. Entre suas atribuições estão proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. Este 12 de maio é o Dia do Enfermeiro e para comemorá-lo, o vereador Eurico freire (PV) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife. O plenário lotou. “Nós entendemos que os enfermeiros e enfermeiras têm um papel fundamental na assistência à saúde de toda a sociedade. Para se ter uma dimensão da importância da categoria, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, realizada em todos os 27 estados da federação, há 3 milhões e meio de trabalhadores na área da saúde e cerca de 50% atuam na enfermagem”, ressaltou Freire.

A solenidade foi presidida pelo vereador Jadeval de Lima (PTN) e a mesa foi composta  pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco, Berenice Garcês;  pela representante do Conselho Regional dos Enfermeiros, Vadeilza Moraes; pela coordenadora do curso de enfermagem da Universo e representante da Associação Brasileira de Enfermeiros, Ana Paula Uchôa; pela representante do Conselho Federal de Enfermeiros, Francisca Norma e pelo dirigente da Federação Nacional dos Enfremeiros, Altamir Ferreira. Antes de começar a solenidade foi apresentada uma esquete dos personagens da cultura popular Mateus e Catirina, do Boi de Loucos, que brincaram com o público e exaltaram as qualidades do profissional de enfermagem.

“O estudo do IBGE, que citei, também mostra que, proporcionalmente à população, a região Nordeste apresenta a menor concentração de enfermeiros, com 17,2% das equipes de enfermagem. e nós acreditamos e defendemos o fortalecimento da classe na nossa região. Colocamos nosso mandato mais uma vez à disposição da categoria”, disse Eurico Freire. Como contribuição, o vereador ressaltou que apresentou segunda-feira, na Câmara do Recife, um projeto de lei para instituir oficialmente também no Calendário de Eventos do Recife o 12 de maio como o Dia do Enfermeiro e das Enfermeiras, que deverá ser comemorado com uma semana inteira de atividades voltadas a debater a profissão e a promover a saúde.

O vereador também registrou o apoio à luta da categoria em âmbito nacional pela aprovação do projeto de lei que tramita desde 1999 no Congresso Nacional, que fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. “Sabemos que esta proposta é importante, por exemplo, para aumentar o número de empregos disponíveis na área e melhorar a qualidade do atendimento prestado ao paciente, retirando a sobrecarga de trabalho destes profissionais”, disse. Eurico fez um breve resumo da história sobre o 12 de Maio. “É a data de nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna. Uma cristã, comprometida com o bem comum. Foi ela quem fundou a primeira escola de enfermagem secular do mundo, na Inglaterra, em 1860”, afirmou.

Uma placa comemorativa da solenidade foi entregue à presidente do presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco, Berenice Garcês. A enfermeira Vânia Gonçalves de Oliveira Lima, coordenadora do Serviço de Saúde da Câmara do Recife, foi ovacionada pelos funcionários da Casa de José Mariano, presentes na solenidade. O vereador Eurico Freire entregou placas também a Gioconda Maria de Sá Cavalcanti dos Santos, Simone Florentino Diniz, Maria Betânia Barreto de Oliveira, Vagner de Lima Cordeiro (representado na solenidade por Samuel Cordeiro), Dilma Neto de Menezes, Vera Lúcia Bezerra Leite e Keila Mary Tavares de Olveira. “Existe uma frase que se encaixa perfeitamente no papel que vejo nos enfermeiros e enfermeiras. Ela diz: ‘Estou convencido de que os maiores heróis são aqueles que fazem o seu dever na rotina diária’. Esta homenagem que fazemos hoje é exatamente para reconhecer e agradecer a estes heróis da rotina diária que são os enfermeiros e enfermeiras”, concluiu Eurico Freire.

Berenice Garcês agradeceu pela homenagem. Em seu discurso, ela disse que no estado de Pernambuco há 16 mil enfermeiros inscritos no Conselho Regional de Enfermagem. “Cuidamos de mais de 9 milhões de cidadãs e cidadãos pernambucanos. Estamos presentes em todas as áreas dos serviços de saúde, assistência, pesquisa, ensino e gestão. Somamos, junto com auxiliares e técnicos de enfremagem, cerca de 50% da força de trabalho de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores da saúde. Trata-se, portanto, de uma categoria fortemente inserida no SUS”, disse.  A Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) propõe a reflexão do tema: “A enfermagem em defesa do SUS construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”.

Ela falou de diversas lutas da categoria. “Apesar de termos conquistado a realização do concurso público estadual, uma vitória importante em 2014, quando após mais de 10 anos o estado não realizava  concurso para renovar o quadro dos servidores da saúde. Nossa luta agora é para garantir as vagas preenchidas.  Ela lembrou, também, da importância de se conquistar no Congresso Nacional a aprovação da lei que regulamentará a jornada de trabalho (PL 2295/2000). “Este projeto de lei está pronto para ser votado. No entanto, forças ocultas têm atuado cotidianamente para impedir a aprovação deste. O Seepe tem sido incansável na defesa dessa bandeira”, afirmou.

 

12.05.2015, às 11h24.