Eurico Freire quer estudo de viabilidade de ciclovias

O Recife tem uma frota de quase um milhão de veículos registrados e ao mesmo tempo apenas 33 quilômetros de ciclovia, ciclofaixas e ciclorrotas. No Dia Mundial Sem Carro, os números foram trazidos ao plenário nesta terça-feira, 22, pelo vereador Eurico Freire (PV) para reforçar o pedido de apoio ao projeto de lei de autoria dele que obriga a realização de estudos para a inclusão de ciclovias nos projetos de criação, melhoria ou ampliação de ruas, avenidas, pontes, viadutos e túneis na cidade.

“Quero parabenizar a prefeitura do Recife pelo projeto dos finais de semana no Bairro do Recife que fortalece o convívio dos ciclistas com outros veículos. Sei que muitos que antes não usavam esse modal, hoje usam e se colocam no lugar do cilcista. A iniciativa é importante, mas isso não basta. Precisamos avançar e sei que a aprovação desse projeto vai contribuir com a cidade”, ressaltou o parlamentar. A proposta prevê ainda um prazo de 180 dias para as devidas adequações por parte do poder público em relação aos projetos em fase de elaboração. Na hipótese de novas vias concedidas à administração privada, deverá haver a adequação dos contratos de concessão vigentes.

Eurico Freire disse que um levantamento feito pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife, a Ameciclo, no último dia 09, apontou que apenas no cruzamento das Avenidas Caxangá e General San Martín, Zona Oeste da cidade, circulam por dia, em média, três mil bicicletas. A contagem ocorreu das 6h às 20h. Outra pesquisa realizada pela Empresa Tomtom, especializada em GPS, e divulgada em março desse ano mostrou que o Recife é a cidade mais lenta do País no horário de pico noturno, das 17h às 19h. “Por isso, vemos este projeto como uma possibilidade de melhorar a mobilidade da nossa cidade, mas também de preservar o meio ambiente, já que a bicicleta é um meio de transporte limpo”.

O projeto recebeu o apoio de vários parlamentares. Líder do Governo na Câmara, Gilberto Alves (PTN) parabenizou a iniciativa por visar o bem comum e a qualidade de vida do povo. “É um absurdo termos vias importantes da cidade e que na sua concepção não se preocuparam com a mobilidade de uma forma mais ampla, que envolva o pedestre e o ciclista. Conte com o meu apoio e espero que possamos ouvir especialistas para nos debruçarmos sobre um tema tão caro e fundamental”.

Já o vereador Wanderson Florencio (PSDB) ressaltou que as obras devem ter um olhar voltado para a acessibilidade. “O carro não pode ser a prioridade absoluta e sim o compartilhamento de transportes coletivos. O sentimento da sociedade é esse, de um projeto de mobilidade voltado para o pedestre e para o ciclista. É um movimento mundial de trazer o meio ambiente e a acessibilidade como pautas fundamentais do novo milênio”.

Amaro Cipriano Maguari (PSB) também elogiou a proposta. “Quero parabenizar seu discurso, que sempre está atento para o meio ambiente, a saúde e a mobilidade em benefício do povo”.

Em 22.09.15, às 17h45.