Eurico Freire ressalta projetos de política ambiental

A repercussão de dois projetos de lei de autoria do Executivo foi destacada no discurso do vereador Eurico Freire (PV), hoje, 4, no Plenário. As matérias tratam da criação do Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP) e da Política de Sustentabilidade e Enfretamento às Mudanças Climáticas, e serão encaminhadas para discussão na Câmara.

“São duas matérias importantes que o Executivo encaminhou ontem e a repercussão nos jornais Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco atestam para a importância dos projetos. É um tema que tenho interesse especial como membro do Partido Verde. Ontem, participei do ato oficial onde o prefeito Geraldo Júlio e a Secretária Cida Pedrosa anunciaram as iniciativas. Além disso, o prefeito assinou um termo de parceria com o projeto Limpa Brasil- Movimento de Mobilização Social que trata do descarte adequado de resíduos, de reciclagem e sustentabilidade. Dessa forma, a prefeitura passa a apoiar a campanha de arrecadação de material reciclável na cidade. Trinta Ecoestações serão espalhadas pelo Recife no dia 5 de abril, quando acontecerá a ação”, disse.

O parlamentar ainda detalhou pontos dos projetos e frisou estar disposto para colaborar com a discussão das propostas na Casa. “O 02/2014 que institui o Sistema Municipal de Unidades Protegidas prevê normas gerais para criação, implantação e gestão desses espaços. São áreas que precisam ser cuidadas porque são importantes para amenizar o clima e, também, destinadas à prática de atividades culturais, recreativas ou esportistas. O interessante é que qualquer pessoa vai poder solicitar a criação de uma unidade protegida, apresentando requerimento, acompanhado de justificativa técnica, formalizado à Secretaria de Meio Ambiente, a quem caberá a apreciação. Já o projeto 03/2014 que refere-se à Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife  tema finalidade de assegurar a manutenção de níveis aceitáveis de emissões de gases de efeito estufa, de forma a diminuir e compensar os impactos gerados. Para isso, vão ser estabelecidas metas com a projeção de volume de emissões de gases até 2020.  A proposta também institui um Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental do Recife. O prêmio será concedido pelas boas práticas e empreendimentos ou atividades sustentáveis. Estou à disposição do Poder Executivo e dos colegas da Casa para contribuir coma concretização de projetos como esses: atuais e que visam a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, concluiu.

Em 04.02.2014 às 16h40.