Eurico repercute concurso para veterinários

Eurico Freire (PV) chamou a atenção para a carência de médicos veterinários para atuar na rede municipal. Lembrou em audiência pública realizada semana passada na Câmara do Recife que dos concursados, apenas 10 foram chamados. O concurso expira em março do próximo ano.

De acordo com o parlamentar, o Sindicato da categoria estima que seriam necessários pelo menos mais  80 profissionais médicos veterinários. Só a secretaria de Defesa Animal do município necessita de 25 profissionais médicos veterinários. “Este profissional é o único capacitado para realizar a fiscalização de carnes animais, fazer interdições em estabelecimentos comerciais que estejam fora do padrão”.

Eurico lembrou que a colega Vera Lopes (PPS), que me médica, chamava a atenção para o Zika vírus antes mesmo de se notificarem os caos de microcefalia. Segundo ele, o conceito moderno de saúde faz a interdependência entre saúde animal, humana e meio ambiente. “Estimativas dão cota de que a vigilância sanitária precisa de pelo menos 125 veterinários”.

Wanderson Florêncio (PSDB) concorda que o contingente de profissionais veterinários é pequeno para atender a demanda de fiscalização na cidade. “Há a questão dos animais de tração que ainda andam soltos pelas ruas e só este profissional sabe como abordar esses animais”.

 

 

Em 24/11/2015 às 16h42.