Eurico repercute relatório da ONU sobre aquecimento

Relatório divulgado esta semana pela Organização das Nações Unidas sobre o aquecimento global foi usado pelo vereador Eurico Freire (PV) para alertar a humanidade. Segundo dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a concentração de dióxido de carbono na atmosfera atingiu o maior nível dos últimos 800 mil anos. Para impedir que o aquecimento aumente mais dois graus centígrados será preciso trabalhar na transição para uma economia com baixo teor de carbono. O objetivo é reduzir as emissões entre 40% e 70% até 2050 e cortar para zero até 2100.

Segundo o parlamentar, o painel do clima da ONU deixa claro que se as emissões de CO2 não caírem nesta década, o planeta deverá ficar dois graus centígrados mais quente. Já sobre os custos de transição para uma economia limpa, com baixo teor de carbono, o relatório enfatiza que os investimentos em combustíveis fosséis devem cair 30 bilhões de dólares ao ano durante os próximos 20 anos.

O relatório também recomenda que os investimentos em energias renováveis devem aumentar em 147 bilhões ao ano também no prazo de duas décadas. O Painel do Clima argumenta que esses números são viáveis e que um planeta em colapso traria prejuízos muito mais altos. “O tema pode parecer distante, mas não é. O aquecimento global afeta e afetará nossas vidas, caso nada seja feito”.

Eurico alerta que além das decisões políticas para diminuir a emissão de CO2 é preciso que cada faça a sua parte. No Recife, o maior uso de bicicleta é um exemplo positivo. O projeto do telhado verde em tramitação na Casa melhora o aspecto paisagístico, diminui a ilha de calor. “Por isso a importância de aprovar esse projeto que vai ajudar a combater esse fenômeno. Aprovado, os habitacionais com mais de 400 metros quadrados de área coberta também deverão implantar o telhado verde. Há outros projetos que protegem o meio ambiente tramitando na Casa”.

 

Em 4/11/2014 às 16h30