Eustáquio realiza audiência pública sobre dengue
O vereador Luiz Eustáquio (PT) é autor da iniciativa e acredita que é necessário discutir o combate à dengue no Recife. “A cidade tem muitos focos de dengue e o Distrito Sanitário 2 é o que apresenta o maior número de casos, chegando a 66%”, completou. O distrito inclui os bairros de Água Fria, Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande e Dois Unidos.
De acordo com o boletim da sétima semana epidemiológica deste ano, apresentado por Adeilza Ferraz, o Recife tem 450 casos de dengue confirmados, 1862 notificados, dois óbitos e 593 descartados. A faixa etária mais atingida está entre 20 e 64 anos, com predominância do sexo feminino. “Muitas ações estão sendo feitas para combater o
mosquito da dengue. Estamos atuando em conjunto com escolas, Exército e igrejas. Mas é importante dizer que a população é co-participante do processo”, acrescentou. A importância da atuação da população no combate ao Aedes Aegpyti foi ressaltada, também, pela presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários em Combate às Endemias, Maria do Carmo de Miranda.
“O trabalho que a Prefeitura do Recife vem fazendo, através dos 1720 agentes de combate às endemias é muito eficaz. Mas, as pessoas pensam que basta colocar veneno para acabar com o mosquito. Mais importante do que isso é a conscientização da população no sentido de não instalar focos dentro de casa. O cidadão tem que entender o seu papel”, disse Maria do Carmo. A população pode colaborar, segundo ela, não jogando lixo na rua, cobrindo as caixas d’água, não deixando as garrafas pet abertas etc. Um vídeo foi apresentado na audiência pública dizendo que a dengue é uma endemia no País desde o século 19.
Além de Adeilza Ferraz e Maria do Carmo de Miranda também fizeram parte da mesa da audiência pública o vereador Luiz Eustáquio, a diretora de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde do Estado, Roselene Hans; e o representante do Conselho Municipal de Saúde, Marco Antônio Silva.
O vereador Luiz Eustáquio disse a audiência pública para discutir o combate à dengue no Recife é realizada anualmente pela Câmara Municipal. “É uma reunião em que a Prefeitura do Recife apresenta o que vem realizando para combater a dengue. Ela tem um mapeamento dos casos. Precisamos acompanhar o que vem sendo feito para comprovar a eficiência”, disse. O plenarinho ficou lotado durante toda a
audiência.
Em 29.02.2012, às 13h10.