Ex-vereador recebe Título de Cidadão de Recife

A proposta é do ex-vereador Gustavo Negromonte, hoje deputado estadual. Por isso o presidente da Câmara Municipal trouxe para ele a incumbência de fazer a entrega da honraria ao professor Rafael de Menezes, nascido em Alagoa do Monteiro, na Paraíba. É, de acordo com o autor, merecedor do título por ter na educação seu compromisso maior. A cerimônia foi presidida pelo vereador Chico Kiko(PP). Pela coincidência de foco no mandato, a educação, coube ao vereador André Régis (PSDB) a saudação ao homenageado.

André Régis lembrou que o professor chegou ao Recife aos 13 anos e foi estudar no colégio Nóbrega, aonde ele também fez sua formação. Foi professor da Universidade Federal, onde o vereador também ensina. Ele foi vereador como eu sou hoje, por isso fico honrado em representar meus colegas nesta solenidade. “Atrai-me ele ter como causa a educação como eu, porque não há futuro possível sem educação e ele viu isso. Sempre acreditou na leitura, embora não exista uma fórmula para medir o impacto que causa na vida das pessoas”.

O autor da proposta, o ex-vereador, hoje deputado estadual, Gustavo Negromonte, frisou que homenagear o professor Rafael de Menezes o emocionava. “Ele foi colega de meu pai nesta Casa, o muito me honra e orgulha porque ele tem historia. Ele é especial, marcou nossa história com a luta para libertar as pessoas através da educação, formando caráter, porque educar é ensinar o povo a viver com dignidade”.

O professor disse ao agradecer a homenagem que educar é alimentar o espírito. “Agradeço a meus pais, amigos e meus 25 mil ex- alunos. Cidadãos temos  responsabilidade na formação desse mundo. Busquei junto aos excluídos criar oportunidades para formar pessoas. É mais barato investir em educação do que gastar na ignorância. Ser ignorante nesse país é doloroso. Como foi que permitimos chegar a este ocaso. Só a educação pode nos redimir”.

 

Em 15.03.2018 às 18h20.

O homenageado é farmacêutico, sociólogo, trabalhou na empresa Química Rhodia, é professor universitário, autor de vinte e um livros, inclusive Brasiologia - com sete edições -. Durante três décadas dedicou-se ao ensino universitário, foi professor da UFPE, UPE e UNICAP nas disciplinas: sociologia da saúde, sociologia da educação. Foi vereador da Cidade do Recife por dezoito anos. Nesse período criou o Banco da Educação de Pernambuco que realiza expressivo trabalho na área da qualificação humana, materializando uma obra onde se incluem 9 escolas, 20 salas de leitura - com 35.000 livros - 320 patrulheiros, 01 Presépio Escola, além de cursos de datilografia, danças estilizadas, artes em geral e preparatório para o vestibular, atendendo a mais de 1.500 crianças em áreas carentes de nossa cidade.

 

É um dos fundadores e Primeiro Presidente da Academia Pernambucana de Educação. É também Ex-Secretário de Educação da Cidade do Recife.  Com mais de 25.000 ex-alunos, o Professor Antônio Rafael de Menezes é considerado um revolucionário da educação, qualidade insubstituível em qualquer homem público que busque o desenvolvimento de seu país.