Execução do Hino do Recife pode se tornar obrigatória

Está aguardando prazo regimental de emendas o projeto de lei 251/2015, de autoria da vereadora Missionária Michele Collins (PP), que dispõe sobre a execução do Hino do Recife nos atos oficiais e protocolares, e nas escolas públicas e privadas do Município. A partir das emendas, as comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes – onde o projeto de lei está tramitando - terão argumento suficiente para fazer análise da matéria e emitir seus pareceres, antes de ela seguir para votação em plenário.

O projeto de lei especifica que o Hino do Recife será executado nas seguintes hipóteses: no final de cada reunião solene ocorrida na Câmara Municipal do Recife; nos atos oficiais e protocolares do Município do Recife; e antes do início do ano letivo nas escolas públicas e privadas da Cidade do Recife. “O projeto de lei que encaminhei a esta Casa Legislativa tem por finalidade resgatar um dos símbolos da nossa cidade, desconhecido pela maioria dos recifenses: o Hino do Recife”, observa a vereadora.

O Hino da Cidade do Recife foi oficializado em 10 de junho de 1924, pelo então prefeito Antônio de Góis Cavalcanti. A letra é de autoria de Manoel Arão e a música é assinada pelo pernambucano Nelson Ferreira. O cântico fala sobre vitória e luz e é pouco conhecido da maioria da população.

“A nossa cidade é chamada de Mauricéia, com referência ao holandês Maurício de Nassau, que administrou a Capitania de Pernambuco de 1630 até 1954. Este projeto de lei é um reconhecimento de que a prática do culto cívico a esse símbolo da nossa cidade será de grande importância para os recifenses, especialmente no sentido de fortalecer o sentimento de cidadania”, disse Michele Collins.

Em 31.10.2016 às 10h55.