Fábio Silva recebe Medalha do Mérito José Mariano

O plenário da Câmara ficou repleto de amigos e familiares para prestigiar o empreendedor social Fábio Silva. Ele recebeu, na tarde de hoje (17), a Medalha do Mérito José Mariano por relevantes serviços prestados à cidade do Recife. A iniciativa foi do vereador Jayme Asfora (PMDB). Fábio Silva é idealizador do Movimento Novo Jeito, criador da Plataforma Transforma Recife e Coordenador do Programa Porto Social. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.

O parlamentar ressaltou que Fábio Silva tem uma trajetória emblemática na área de projetos sociais. Começou como idealizador da Organização Não Governamental Novo Jeito que, ao lado de vários voluntários, realiza ações solidárias para melhorar a vida das pessoas mais humildes. “O trabalho começou quando uma enchente atingiu os municípios de Barreiros e Palmares, na Zona da Mata Sul do Estado. Fábio ficou comovido com a situação da população afetada nas enchentes. Foi o amor pelo próximo que falou alto e assim iniciou o Novo Jeito. Cinquenta arquitetos inicialmente estavam ajudando e hoje o número mais do que dobrou. Reuniu um grupo de amigos e começou uma campanha para ajudar a população dessas cidades. Rapidamente, uma onda do bem, como a ONG sempre ressalta, se formou”.

A partir daí, o Novo Jeito passou a realizar várias ações como a entrega de rosas e abraços para a população do Recife e, também, fora do Estado como quando foram levar carinho e solidariedade à cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul – vitimada com a tragédia ocorrida na boate Kiss. Em abril de 2016, Fábio Silva lançou, juntamente com o prefeito Geraldo Júlio, o programa Porto Social – do qual é idealizador e diretor que vai reunir empresários e poder público para, a cada ano, viabilizar 50 projetos sociais, sendo 30 novos e 20 veteranos, que incubados e acelerados

Em março de 2015, o empreendedor se tornou o coordenador do programa municipal Transforma Recife – a partir de uma plataforma que faz a conexão entre pessoas que queiram atuar como voluntários e as entidades que atuam em diversos segmentos. “Em um ano de funcionamento, o Transforma Recife já contabiliza cem instituições participantes, mais de 70 mil voluntários e quase 400 mil horas de trabalho voluntário realizado. “Tenho muita admiração pelo Transforma Recife. Considero ser uma espinha dorsal para a solidariedade da cidade”,  disse o vereador Jayme Asfora.

Emocionado, Fábio Silva agradeceu a presença da família no plenário. “Minha gratidão à esposa, filhas e meus pais pela construção de ideais ensinados desde cedo em casa. Toda a nossa diretoria e professores, meu muito obrigado. Também agradeço à Câmara e ao Transforma Recife que tem 420 instituições e 80 mil voluntários”.

Fábio Silva frisou a capacidade de doação das pessoas e que cada uma possui o dom de ser político e pastor. “Quando decidi fazer mestrado em Teologia, achavam que eu ia virar pastor. E no dia em que fizemos o Transforma, mudou-se discurso. Agora eu iria ser político. Ser pastor ou político é missão. É proposto, tem a ver com espiritualidade e ter relação com a sua cidade e com Deus. Eu acho que cada um de nós é pastor e político”.

O homenageado finalizou suas palavras pontuando os ideais do chamado reino do bem. “Nesse novo Reino somos os vereadores que cobram o poder público com exemplo e não com sangue. E de forma barata e apaixonada para ensinar à sociedade que essa forma seria ideal e que queremos construir para os nossos filhos. Esse é o nosso reino. O reino do bem chegou porque cada nós, militantes, sempre faremos políticas públicas e amar as pessoas como Jesus de Nazaré amou. Que Deus possa inspirar o país e o mundo. O reino bem chegou, muito obrigado”.

Em 17.03.17 às 18h.