Feirinha de Boa Viagem é tema de audiência pública

A Feirinha de Boa Viagem, a segunda mais antiga do País, receberá maior atenção da Prefeitura do Recife a partir de agora. Esse foi o compromisso repassado pelos membros da atual administração na audiência pública "Feirinha de Boa Viagem: problemas e soluções" realizada na manhã desta quarta-feira (19), no auditório do Boa Viagem Praia Hotel. Convocada pela vereadora Priscila Krause (DEM), a audiência foi solicitada pelos artesãos do espaço, que funciona há 48 anos, além de moradores do entorno. O espaço está mal cuidado: as barracas são velhas, os bancos estão quebrados, falta banheiro público e segurança.

Em efeitos práticos, o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antonio Alexandre, admitiu que "já passou do tempo da gente chegar e fazer um trabalho de requalificação na Feirinha”. Ele admitiu que a gestão, iniciada em janeiro de 2013, encontrou vários espaços públicos deteriorados e adiantou que "não dá para fazer tudo em um ano".

Responsável pela Pasta que gere o espaço, Alexandre anunciou que recebe até a próxima semana o projeto de requalificação proposto pela Empresa de Urbanização do Recife (URB) para a praça. A partir dessa data, os artesãos serão convocados a analisar o projeto em conjunto com a PCR. "O projeto só será licitado se nós aprovarmos", afirmou. Questionado por Priscila, ele admitiu que há discussões internas sobre a Feirinha tornar-se competência da Secretaria de Turismo e Lazer, mas que sobre esse assunto o "martelo não foi batido".

De acordo com o secretário executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria de Planejamento Urbano, Jader Toscano, que acompanha as demandas do espaço, se a audiência pública acontecesse daqui a quinze dias, várias ações já poderiam ser apresentadas como concluídas. A PCR afirmou que adotará no espaço um mecanismo de limpeza mais eficaz para minimizar os efeitos do abandono e sujeira que se apresentam hoje, afastando turistas e recifenses, além de que um plano de segurança está sendo elaborado.

Ainda no âmbito do Executivo, a secretária executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim, anunciou que já a partir do próximo final de semana a Prefeitura atuará com duas equipes de fiscalização da Dircon, em dois turnos, para evitar que o reordenamento iniciado no final do ano passado não perca espaço, de novo, para a desorganização, conforme denunciam feirantes. Os ambulantes que estão na Praça serão realocados após a requalificação.

Para a vereadora Priscila Krause, o momento é de cobrança. "A Prefeitura diz que não falta diálogo, apresentou vários exemplos de estar próxima às demandas da Feirinha, mas o que nós escutamos aqui é que falta efetivar as ações. Todos esses compromissos estão anotados e vamos cobrar, tanto as ações emergenciais como a questão estrutural. Como se falou aqui, a Feirinha pode e deve ser a estrela de Boa Viagem", concluiu.

Com informações da Assessoria de Comunicação da vereadora Priscila Krause

Em 19.03.2014, às 17h20