Felipe Francismar propõe mudar nome de rua na Macaxeira

Por iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB) a conhecida Rua Projetada, no bairro da Macaxeira, poderá se chamar Rua Projetada Teófilo Amaro da Silva. Com esse objetivo, está em tramitação na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei número 38/2016, que já recebeu parecer pela aprovação da comissão de Legislação e Justiça; e aguarda análise da comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. O vereador justifica que o nome da rua, apesar de ser conhecido, não está positivado e que “há um senso comum entre os moradores o desejo de se fazer uma homenagem póstuma a um dos moradores que muito contribuiu para as melhorias do bairro”.

A atual Rua Projetada se inicia no final da Rua Regina, encontra-se com a Rua Ana, Rua Madre Linch, e tem o seu final na Avenida José Américo de Almeida, no Bairro da Macaxeira. Acrescentar o nome de Teófilo Amaro da Silva é “uma justa homenagem a um homem que lutou muito para que esta rua sobrevivesse quando das ocupações desordenadas no bairro”, disse Felipe Francismar. Teófilo foi barbeiro de profissão, um homem simples, natural do município de Joaquim Nabuco, que se transferiu para o Recife em busca de melhores condições de vida. Era casado havia mais de cinquenta anos com Hilda Conceição, com quem teve oito filhos.

No Recife, ele morou primeiro em Nova Descoberta. Mais tarde se transferiu para o bairro da Macaxeira, na Vila Operária do Buriti, onde participou ativamente das reformas que mudaram a cara da vila Buriti. “Empenhou-se para que a Rua Projetada fosse asfaltada e construiu, juntamente com sua esposa, um jardim às margens da rua para evitar a ocupação dela. Reagiu, inclusive, a pessoas que tentavam invadir a área pública da rua com vistas a construírem moradias. Em 2003, Teófilo Amaro da Silva morreu deixando saudades para a família, amigos e vizinhos”, disse Felipe Francismar.

Em 05.10.2016, às 14h45