Festa de Santo Amaro das Salinas pode entrar no calendário oficial

A Festa de Santo Amaro das Salinas é comemorada todo ano no dia 6 de janeiro, na Paróquia de Santo Amaro. “A presença da comunidade é constante na valorização e devoção, principalmente quando se aproxima o dia dos festejos”, afirma o vereador Marcos di Bria (PTdoB), autor do projeto de lei que tem o objetivo de instituir a data no calendário oficial do Recife. O projeto está em tramitação nas comissões da Câmara.

A igreja de Santo Amaro é tombada pelo estado de Pernambuco. A história da paróquia está ligada ao surgimento do bairro de Santo Amaro. No local existia o Forte das Salinas. “Há trezentos anos, nesse lugar começou a rendição do Recife aos Restauradores de Pernambuco. Depois de uma guerra áspera e penosa o forte foi tomado pelos pernambucanos no dia 15 de janeiro de 1654, Dia Santo Amaro, por isso a vitória foi atribuída a um milagre dele”. 

Em 1681 o Major Luis do Rêgo Barros construiu a igreja nas ruínas do forte. Com o tempo, a Irmandade de Santo Amaro fez algumas reformas no imóvel e permitiu a realização de cultos públicos. Atualmente está em fase de obras de conservação pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Fundarpe.

 

Em 26.12.2013, às 11h21.