Flávio Leandro recebe título de Cidadão do Recife

Reconhecido como uma das estrelas do forró pé-de-serra de Pernambuco, o cantor e compositor Flávio Leandro sempre foi um apaixonado pelo Recife. Agora, ele é, também, recifense de direito. Em reunião solene realizada na Câmara Municipal, ele recebeu o Título de Cidadão do Recife na manhã desta sexta-feira, (23). “É uma grande emoção ser co-autora desta homenagem, pois Flávio é um dos autênticos representantes da cultura pernambucana e nordestina”, comentou a vereadora Aline Mariano (PP), que fez a entrega da comenda a partir de uma iniciativa de Marília Arraes. Hoje deputada, ela não teve tempo de prestar a homenagem quando vereadora, pois o Decreto Legislativo de sua autoria foi aprovado somente este ano.

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado de fãs, artistas, amigos e familiares. A solenidade foi presidida pelo vereador Ivan Moraes (PSol), que compôs a mesa com a deputada Marília Arraes, a vereadora Aline Mariano, além do deputado federal Carlos Veras, do jornalista Magno Martins e da gerente de Desenvolvimento Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Iana Cláudia Leandro.

O cantor e compositor Francisco Flávio Leandro Furtado é de Bodocó, sertão de Pernambuco. O Projeto de Decreto Legislativo nº 04/2019 foi aprovado em plenário no dia 15 de abril de 2019. “Eu estive na casa de Flávio, em Bodocó, e vi os numerosos títulos e homenagens que ele recebeu de diversas cidades por onde se apresentou como artista. Foi então que percebi a importância dele para a nossa cultura, pois as comendas refletiam a capacidade de defender a justiça social e a brasilidade, a soberania nacional e o meio ambiente. Essa homenagem é justa, sobretudo neste momento em que a cultura é relegada a um segundo plano”, disse Marília Arraes.

Coube a Aline Mariano fazer o discurso de saudação. “Há uma música de sua autoria, “Semeando”, na qual você diz que quem semeia o carinho, colhe gratidão. Quem planta o amor, colhe amizades. De raízes impregnadas no pé da Chapada do Araripe, você se firmou como gente na vida, lá nas veredas do Sertão, mas a sua alma foi lavada pelas águas do rio Capibaribe, o mesmo que também inspirou o poeta João Cabral de Mello com a sua obra Cão Sem Plumas, imortalizada na memória de todos os recifenses”, disse.

Aline Mariano acrescentou que os sobrados e casarões do Recife nunca saíram do pensamento do artista, que morou na capital pernambucana na década de 1990. “Você foi compor, cantar e decantar o seu Sertão se inspirando no povo sofrido de lá, mas seus incontáveis fãs e admiradores de cá, desta terra que viras hoje cidadão, nunca deixaram de seguir seus passos, um por um”, afirmou. A vereadora sublinhou, também, que a obra de Flávio Leandro é reconhecida em todo o País, pois muitas músicas de sua autoria foram interpretadas por artistas como Flávio José, Elba Ramalho e Jorge de Altinho.

Foi um discurso poético. “Esta honraria foi iniciativa da ex-vereadora e amiga Marília Arraes, hoje deputada federal, que atuou nesta casa emprestando o seu talento, a sua capacidade e seu elevado espírito público. Mas, saiba, Flávio, que tanto eu como todos os vereadores desta Casa de José Mariano se sentem igualmente padrinhos da tua cidadania recifense. Pegue este diploma e não coloque apenas na parede para te lembrares que és cidadão recifense. Quando dedilhar seu violão ou aprumar sua sanfonam, canta o Recife como cidadão da gema”, disse a vereadora.

No discurso de agradecimento, Flávio Leandro afirmou que estava muito feliz com a homenagem e ressaltou que, num momento como este, as pessoas sempre perguntam o que o homenageado fez para merecer o título. “Eu mesmo já recebi título de diversos rincões por este Nordeste a fora. E as pessoas sempre fazem essa pergunta. Como a minha obra não é concreta, eu me considero um grande construtor de almas, através de minha música”, afirmou. O cantor lembrou que morou no Recife em 1995 quando iniciou a sua carreira como auditor fiscal da Receita Estadual.

“O plenário desta casa respira poesia. Aqui estão presentes muitos poetas e cantadores que fizeram questão de participar desta solenidade. Saio daqui com muito orgulho”, comemorou Flávio Leandro. No encerramento, ele, que canta as coisas do Sertão, disse que, da próxima vez que vier para um show no Recife, irá cantar o frevo de autoria de Luiz Bandeira, “Voltei, Recife”. Depois, ele cantou diversos forrós. A cantora Sara Lopes, que é filha de Flávio, além dos músicos Filipe Costa e Silva Barros, o acompanharam.


Em 23.08.2019, ás 12h23.