Folha de Pernambuco será homenageada na sessão de hoje

Durante o grande expediente da sessão ordinária de hoje, 6, que começa às 15h, a Câmara Municipal do Recife vai homenagear a Folha de Pernambuco pela passagem dos 13 anos de existência, comemorados no dia 3. A iniciativa é do vereador Maré Malta (PPS), para quem o jornal “sempre esteve a serviço das grandes aspirações coletivas de Pernambuco e do Brasil, informando precisamente seu leitor e afirmando-se, no curso de sua trepidante existência, como um jornal de claros posicionamentos liberais e defensor das franquias democráticas e do Estado de Direito”. O jornal foi fundado em 1998, pelo Grupo bEQM, comandado por Eduardo de Queiroz Monteiro.

Ao apresentar o projeto de homenagem à Folha de Pernambuco, o vereador afirmou que o empresário, através do periódico, contribui para o desenvolvimento de Pernambuco, garantindo informação isenta e equilibrada diariamente. O jornal, que desde o seu lançamento, “incorporou um novo universo de leitores, impulsionando o hábito da leitura diária em todas as camadas sociais”, não demorou para conquistar espaço no mercado. De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), do mês de setembro/99, com apenas um ano e cinco meses de existência, a Folha de Pernambuco já ocupava a primeira colocação no Nordeste em venda avulsa na média dos dias úteis. Em nível estadual, o jornal também encontrava-se numa posição privilegiada, ocupando a segunda colocação em circulação paga, ou seja, a soma das assinaturas mais a venda avulsa na média dos dias úteis.

 O vereador Maré Malta ressaltou que, com apenas um ano e sete meses de circulação, a Folha conquistou, ao lado de outras 16 empresas nordestinas, o grande prêmio Top de Marketing da ADBV (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), que o consagrou como o maior case editorial do ano. Ainda em 1999, foi homenageado com o prêmio Colunistas Norte/Nordeste, na categoria “Veículo do Ano”. Em julho de 2001, a Folha de Pernambuco realizou uma modernização gráfica, tornando-se mais colorida, com a leveza que facilita sua leitura, sem perder a essência de um jornalismo sério, comprometido com a verdade. O vereador lembrou, ainda que em dezembro de 2005 o jornal apresentou sua nova identidade gráfica, uma linha visual mais dinâmica e arejada, novos cadernos e novas seções. As mudanças foram realizadas com a preocupação de não se distanciar das principais características do jornal.

 

Em 06.04.2011, às 10h35.