Francisco Saboya é o mais novo cidadão do Recife
Nascido em Arcoverde, sertão de Pernambuco, veio morar no Recife na adolescência. É graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção. Presidiu por onze anos o Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil. O cargo foi, sobretudo, um reconhecimento pela atuação de Francisco Saboya, que também foi idealizador das incubadoras C.A.I.S do Porto e Porto Mídia, e responsável pela implementação da aceleradora Jump, que apoia e investe na consolidação das startups no mercado de inovação tecnológica. Hoje, além de referência para alunos e colegas no ofício de professor da Universidade de Pernambuco (FCAP-UPE), estará à frente do Sebrae pelos próximos quatro anos.
Uma história lembrada na tribuna pelo vereador Jayme Asfora, que ainda elencou características marcantes do homenageado. “Competente e eficiente como gestor, professor, consultor, empreendedor e empresário, mas, sobretudo, generoso e leal, marcas raras no mundo de hoje. Você passar por tantos cargos e empreendimentos, mexer com tantos interesses e se manter digno da admiração dos seus amigos é muito mais importante do que tudo que você construiu, porque são valores imateriais”.
Jayme também destacou outras razões da homenagem. “Sou rigoroso em valorizar o exemplo de pessoas que cresceram na vida sem pisar em ninguém, sem nenhum mal feito. Valorizar quem tem coerência, firmeza e altivez em tudo que faz, mas com ética, generosidade e lealdade. Pessoas que prestam verdadeiros serviços ao Recife e que amam a cidade, como Francisco Saboya, mais merecedor do que ninguém deste Título”.
A reunião solene foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB) e contou com a presença de familiares, amigos, colegas e autoridades de todo o Estado, entre elas o ex-governador, João Lira Neto; o ex-ministro da Justiça, José Paulo Cavalcanti Filho; Cláudio Marinho, fundador do Porto Digital; o deputado estadual e ex-vereador Waldemar Borges e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Bruno Schwambach, representando o prefeito Geraldo Julio.
Após receber o Título de Cidadão do Recife, Francisco Saboya, iniciou o discurso citando versos que reforçam o sentimento recifense de que a cidade sempre será a melhor, a maior, a primeira e a única. Ele lembrou do Recife, que na infância do menino sertanejo, era referência de modernidade, prosperidade e vanguarda, e do papel da mãe ao prepará-lo para a vinda definitiva à capital. “Mas Recife tinha uma coisa maior, que eu já desconfiava e vim a confirmar depois, era uma cidade irrequieta, questionadora, libertária, como o adolescente que eu era. Sou um desses namorados sentimentais para quem a cidade foi chegando aos poucos, devagarinho, assim como fui me chegando a ela”.
E destacou a gratidão por tudo que a cidade lhe concedeu. “O Recife me deu tudo e mais, amigos, cinco filhos queridos, minha mulher amada. Recife é uma usina de conhecimento e de suas caldeiras extraí todo o aprendizado que complementou minha vida profissional e formatou a pessoal. Do Recife, eu vi o mundo. Conheci 30 países e de cada um trouxe um pouco de esperança e a vontade renovada de trabalhar sempre mais pra fazer dessa cidade um ambiente melhor. O Recife fez muito por mim e eu quase nada por ele. Mas se fiz algo para merecer esse Título, isso se chama gratidão. Obrigado, Recife!”
Em 20.12.2018 às 13h