Fred Ferreira celebra o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

Uma das principais tarefas do profissional da comunicação é informar a sociedade através da apuração e publicação de fatos cotidianos e específicos. E na tarde desta quarta-feira (03), durante reunião plenária, o vereador Fred Ferreira (PSC) falou sobre o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa e da importância do trabalho do jornalista. “Comemoramos esse marco exatamente hoje. Sem essa liberdade é impossível garantir uma sociedade democrática e formar cidadãos com senso crítico”.

Segundo o parlamentar, a data foi instituída em 1993 pela Unesco e aprovado na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). “Dois anos antes, no seminário realizado de 29 de março a 3 de maio de 1991, na Namíbia, que tratava da promoção da independência e do pluralismo da imprensa africana, foi feita uma declaração que considerava a liberdade e a independência princípios essenciais para a democracia”.

Fred Ferreira também destacou que, só em 2016, 102 jornalistas foram assassinados em decorrência da censura. “É lamentável o número de profissionais que ainda morrem pelo simples fato de estarem procurando tornar público histórias e fatos pertinentes. Sabemos ainda que os meios de comunicação, sobre tudo a mídia impressa, tem passado nos últimos anos por uma crise de identidade com seu público, que tem migrado para as plataformas online, estando cada vez mais presentes nas redes sociais”.

Para o vereador, as mudanças vividas pela comunicação em todo o mundo tem aumentado a proliferação de notícias falsas e irresponsáveis. “Infelizmente essa realidade tem provocado ondas de violência e intolerância onde chegam. Os jornalistas tem esse papel fundamental de checar a informação, garantir o equilíbrio das partes e provocar reflexão. Que este dia 3 de maio seja defendido por todos nós como uma garantia do direito não só dos jornalistas, mas de todos os que desejam uma sociedade bem informada e crítica. Parabenizo em especial o Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco, além de todas as emissoras de rádio e TV do Estado”.

Em 03.05.217, às 16h42