Fred Ferreira critica participação de criança em perfomance do Mam

O vereador Fred Ferreira (PSC) se afirmou indignado com as imagens que tem circulado nos meios de comunicação do país, mostrando a participação de uma criança numa performance protagonizada por um homem nu, no Museu de Arte Moderna (Mam) de São Paulo. O parlamentar ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, 02, e criticou o evento. “Aonde vamos parar?”, questionou. “É um absurdo. Um lixo moral. O nome disso é pedofilia”, lamentou.

Ele destacou o artigo 74 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que afirma caber  ao poder  público regular as diversões e espetáculos públicos, informando sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada. Para Fred Ferreira, se o Mam estipulou a idade, “a mãe da criança, que a conduziu ao evento, é que cometeu crime”. Nas cenas divulgadas, a criança aparentando cinco anos, toca nos pés do artista nu, que estava imóvel e deitado no chão.

Em nota, o  Museu de  Arte de Moderna de São Paulo informou que a performance 'La Bête', que está sendo questionada, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em apresentação única.  Disse ainda que a sala estava  devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística.

Ainda de acordo com o Mam, o  trabalho apresentado não tem conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas. Informa ainda que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada e supervisionada por sua mãe.

Em 02.10.2017, às 16h35