Fred Ferreira quer formar comissão para acompanhar desastre ambiental

“Não basta apenas cobrar ações do governo federal, é necessário que os municípios se antecipem e evitem a chegada de óleo nas praias”. Foi este o principal tema do pronunciamento do vereador Fred Ferreira (PSC), na tarde desta segunda-feira (21), na Câmara Municipal do Recife. Ele sugeriu a criação de uma comissão especial na Casa para ver o que a cidade do Recife está fazendo. “Precisamos saber se há uma vigilância aérea e o que está sendo feito pelo poder Executivo”.

Ele destacou que  a sociedade está indignada e não é hora de apenas procurar culpados. Afirmou também que não adianta culpar o governo federal.  “A gente tem que agradecer aos voluntários da sociedade civil, mas não cabe unicamente a eles trabalharem, cabendo ao município se antecipar ao problema”, destacou.

O vereador  leu uma nota emitida pelo secretário de Meio Ambiente e  Sustentabilidade de Pernambuco,José Bertotti.  “Na terça-feira passada, em nota, o governo do Estado disse  que o litoral de Pernambuco estava livre das manchas de óleo, que as nossas praias não teriam mais resíduos”.

O vereador reclamou que a nota foi uma ação antecipada. “Esta era a preocupação do governo, em redes sociais e nos jornais da cidade. Mas o óleo chegou em diversas praias de Pernambuco”.

Segundo Fred Ferreira, a cidade de  Jaboatão dos Guararapes fez a diferença, conseguiu se antecipar ao problema.  “Jaboatão foi a única que previu a chegada do óleo. Com drones e outros equipamentos  foi possível se antecipar e, com redes,  impedir que a mancha chegasse às praias”.

Em 21.10.2019, às 18h07

registrado em: fred ferreira