Frei Rinaldo Pereira é o mais novo cidadão recifense

"Suas ações de amor e fé têm ensinado muito a todos nós. Por isso propus fazer esta homenagem ao Frei Rinaldo Pereira com o Título de Cidadão do Recife". O autor da proposta, vereador Aerto Luna (PRP), disse que a homenagem desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal, é o reconhecimento pelo amor dedicado por ele ao povo da cidade. O Frei é natural de Caruaru e ficou conhecido por seus sermões em cerimônias de casamento e celebrações eucarísticas, mas conquistou a comunidade católica com a dedicação às missões humanitárias.

Aerto Luna destacou que o Frei  formou-se em Odontologia em 2002 quando já era frei capuchinho e trabalhava na Ordem. Montou um consultório na sacristia da paróquia do Pina e atendia moradores carentes. Em 2011 iniciou sua experiência pastoral na Arquidiocese de Olinda e Recife como administrador da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo.

Em 2016 foi nomeado pároco da Igreja Madre Deus. Tornou-se padre. “O  trabalho dele na comunidade do Pilar é exemplar, pois proporciona serviços sociais de saúde, educação e lazer. São mais de duzentas famílias assistidas ali”. O vereador ressaltou que o frei Rinaldo, além das obras sociais, está à frente do projeto de macaratu Tambores de Alegria, dando oportunidade a crianças do Pilar.  “Esse Título é um prêmio para nossa cidade”.

Frei Rinaldo, logo depois dos agradecimentos, iniciou o discurso afirmando que era de Caruaru, a Princesa do Agreste, a capital do forró, onde tem a maior feira ao ar livre do mundo, maior centro de Artes Figurativas da América latina, o maior São João do Mundo.  Com muita graça, disse que nasceu nesta humilde cidade do interior em que tudo é o maior do mundo. “Conheci Recife através de visitas familiares. Não conhecia o mar e quando o vi provei da água salgada fazendo o sinal da cruz. Foram muitas visitas”.

"Mas em 1997 o Recife mandou me chamar. Conduzido pelas mãos generosas dos frades capuchinhos cheguei ao Convento da Penha para morar. Em 1998 fui conduzido à Bahia, mas meu coração já estava ancorado em Recife. No ano seguinte voltei. Além da beleza desta cidade conheci também o abismo que divide pobres e ricos, mais ricos e miseráveis.  “Temos buscado construir pontes para dar mais dignidade aos mais necessitados. Por fim, ele convidou os vereadores a fazerem uma visita à comunidade do Pilar”.

Frei Rinaldo terminou o discurso afirmando que agora podia dizer de coração aberto “sou do Recife com orgulho e com saudade, sou do Recife com vontade de chorar. O rio passa levando a barcaça para o alto mar e em mim não passa essa vontade de voltar: Recife mandou me chamar”.  A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), que enalteceu  as qualidades do homenageado. “Um homem cheio de humildade que nos fez rir e se emocionar".

 

Em 23.05.2018 às 19h53.