Frente Parlamentar de Combate ao Crack define próximas ações
A reunião começou com os integrantes fazendo um paralelo entre o Projeto de Lei aprovado recentemente no Congresso Nacional e a matéria em tramitação na Câmara do Recife, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT) que trata de assunto semelhante. Eustáquio considera importante que a discussão esteja sendo feita em nível nacional, mas acredita que ainda há muito a ser conquistado. “Alguns pontos não foram aprovados, mas os que foram são bastante positivos. Temos ainda que alertar a população sobre os riscos das drogas lícitas, como o álcool, que também vem destruindo vidas”, destacou.
Pela nova lei, se a família buscar ajuda, o Estado tem obrigação de fazer o atendimento e até o acolhimento deste usuário. Mas os vereadores lembraram que o Recife enfrenta problemas neste sentido. “Os centros de acolhimento estão lotados, as pessoas estão amarradas dentro de casa para não cometerem crimes contra a própria família. Nós não temos estrutura para atender a todos”, afirmou Michele Collins (PP), que destacou que o número de vagas disponíveis em todo o Estado, cerca de 300, não são suficientes nem para uma RPA do Recife.
Uma das propostas do grupo é fazer visitas à rede de atendimento e repassar o que virem para o prefeito Geraldo Júlio. “São seis CAPS e dois albergues em funcionamento. Vamos conhecer estes espaços não para criticar, mas para dar nossa contribuição. Tanto o prefeito quanto o governador disseram que precisam de nossa ajuda e vamos fazer a nossa parte”, afirmou Eustáquio.
Alfredo Santana (PRB) chamou atenção para outro ponto. “De onde vem essa droga? Onde isso começa? Temos que combater a chegada ao Recife, a venda, e não apenas tratar os usuários”. Priscila Krause (DEM) lembra que o Estado faz pouco e precisa de reforço. “Apesar de a Delegacia de Narcotráfico ser séria e competente, o problema tornou-se tão grande que eles não dão conta. Eles precisam de apoio, mais profissionais que estejam preparados e comprometidos”, defendeu.
No próximo dia 7, a Frente Parlamentar se juntará ao presidente da Casa e outros vereadores para uma visita à rede de atendimento aos usuários no Estado de Alagoas. O grupo será recebido pelo Secretário Estadual de Promoção da Paz, que mostrará ações promovidas para reduzir o consumo da droga e ampliar as vagas de internação de dependentes. “Vejo isso como positivo, porque deveremos trazer de lá algo bom para aplicar aqui no Recife. Contamos com a participação dos vereadores para fortalecer a iniciativa”, declarou o presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB).
Também participaram do encontro os vereadores Aline Mariano (PSDB) e Almir Fernando (PCdoB).
Em 28.05.13, às 17h.