Funcionamento da Guarda Municipal do Recife pode virar lei

Garantir a existência e o funcionamento da Guarda Municipal do Recife através de lei é o objetivo do presidente da Câmara Municipal, vereador Múcio Magalhães (PT), que vai aproveitar a reunião plenária desta quarta-feira, 24, às 15h, para comemorar os 117 anos de criação da guarda. A corporação é regulamentada através de um estatuto, que foi criado através de decreto do ex-prefeito João Paulo, mas os direitos trabalhistas não estão plenamente assegurados.

Durante a homenagem será apresentado um vídeo sobre as atividades e a história da Guarda Municipal do Recife, a mais antiga do Brasil. A corporação é responsável pela segurança e preservação dos parques, praças, prédios públicos, áreas verdes e do patrimônio cultural do Recife, e fiscaliza o trânsito da cidade.

A Guarda Municipal do Recife foi criada no final do século 19, através do decreto-lei número 3, de 22 de fevereiro de 1893, assinado pelo então prefeito Manoel Pinto Damasco. Mas somente em 1954 o ato de regulamentação foi assinado pelo prefeito José do Rego Maciel. Na época, a única atribuição era zelar pelos parques e jardins. Atualmente, a corporação reúne mais de mil guardas municipais.

 

Em 24.02.2010, às 11h.