Funcionários da Câmara do Recife terão assistência de ação de saúde

Através do seu presidente, vereador Vicente André Gomes (PSB), a Câmara Municipal do Recife dará sequência à ação de prevenção e promoção de saúde dos funcionários e prestadores de serviço com a segunda dose de vacina contra hepatite B e palestra sobre a saúde do homem no dia 19. “Esta, na verdade, é a segunda dose da campanha que começamos dentro da ação de saúde na Casa de José Mariano. Como médico que também sou, defendo a criação de estratégias de prevenção de doenças e garantir mais qualidade de vida para as pessoas com quem convivemos todos os dias e para a população em geral”, disse. Para otimizar ainda mais o evento, também será realizado teste de glicemia e aferição da pressão. A primeira dose foi aplicada no mês passado, quando também houve vacinação contra caxumba, rubéola, sarampo e gripe (três tipos).

Vicente André Gomes ressaltou que prevenção às doenças é uma obrigação dos poderes públicos. “Uma casa legislativa tem como responsabilidade maior demonstrar na prática o que prega na literatura da lei. Se o Poder Legislativo elabora leis para o País, para o Estado e para o município, também tem oportunidade de dar o exemplo, colocando em prática os programas preventivos nos quais se inclui a vacinação dos funcionários e do povo que aqui chegue”, disse Vicente André Gomes. Na condição de médico, ele lembrou que vacinar é a “forma mais lúcida de abortar as doenças”  e que “preservar os nossos funcionários deve ser sempre benvindo em qualquer instituição”.

A intenção do presidente da Casa de José Mariano é transformar em rotina as ações de saúde, sob o comando enfermeira sanitarista Vânia Gonçalves. Nas duas fases da vacinação, estão sendo disponibilizadas 600 doses procedentes do Programa Nacional de Imunização (PNI). “De acordo com a Norma Regulamentadora 32, deve-se ofertar serviços de saúde a funcionários de uma empresa e entre os serviços oferecidos está a imunização”, explicou a enfermeira. Ela justificou que a vacinação era restrita aos funcionários da Câmara porque a população em geral pode fazê-lo gratuitamente nos Postos de Saúde da Família e nas policlínicas.

 

Em 14.11.2014, às 10h45.