Fundação Altino Ventura recebe homenagem
Durante a reunião solene foi exibido um vídeo que mostra o trabalho científico e filantrópico da fundação, que é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, estadual e municipal. O vídeo mostra que a FAV tem 300 médicos e já realizou cerca de 6 milhões de atendimentos entre consultas, exames, cirurgias e transplantes. “Assisti a esse vídeo num café da manhã promovido pela fundação e através dele descobri a importância do trabalho realizado. Por isso, resolvi propor essa solenidade”, disse Jurandir Liberal. À sua ideia juntou-se a vereadora Vera Lopes, que é médica, também autora da homenagem.
Jurandir Liberal, em seu discurso, mostrou que o trabalho da Fundação Altivo Ventura favorece a integração social, pois “mantém um centro de pesquisas e investigações oftalmológicas, um centro de prevenção à cegueira, recuperação e reabilitação de cegos e amblíopes, um centro de diagnóstico de doenças oculares, sendo ainda um centro de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de novos profissionais”. Antes de terminar a reunião, Jurandir garantiu que vai redigir requerimento para que a Prefeitura do Recife aloque recursos para ajudar no funcionamento da entidade.
A presidenta da FAV, doutora Liana Ventura, falou em nome da entidade. Ela ressaltou que “nossa bandeira é o amor ao próximo e ajudar a quem precisa” e que a entidade chegou ao atual estágio graças “ao doutor Inácio Cavalcanti e ao doutor Altino Ventura, que deram exemplos como cidadãos e médicos. Eles não se acomodaram ao conforto dos seus consultórios e resolveram doar duas tardes durante a semana para atender a população de baixa renda”, disse ela. Inácio Cavalcanti e Altino Ventura foram os idealizadores da fundação.
A vereadora Vera Lopes entregou um ramalhete de flores a Liana Ventura. A vereadora e Jurandir Liberal também entregaram uma placa comemorativa como parte da homenagem. Fizeram parte da mesa o vice-governador João Lyra Neto; a médica Liana Ventura; o superintendente executivo da FAV, Marcelo Ventura; a componente do Conselho Curador, médica Elani Cavalcanti; o vice-presidente da FAV, Ronald Cavalcanti; o diretor-executivo da FAV, Antônio Araújo, além dos vereadores Vera Lopes e Jurandir Liberal. Estiveram presentes os vereadores Gilberto Alves (PTN) , Romildo Gomes (DEM) e Osmar Ricardo (PT). A vereadora Priscila Krause (DEM) enviou mensagem, solidarizando-se com a homenagem, que foi lida em plenário.
Em 16.09.2011, às 11h50.