General Artur Costa Moura recebe Título de Cidadão do Recife

O general de exército Artur Costa Moura é o mais novo cidadão do Recife reconhecido pela Casa de José Mariano. Ex-comandante do Comando Militar do Nordeste (CMNE), ele recebeu o Título de Cidadão durante uma reunião solene realizada no plenário da Câmara do Recife na tarde desta quinta-feira (29). A iniciativa da homenagem partiu da Comissão Executiva do Poder Legislativo Municipal.

Artur Costa Moura nasceu em 1956 na cidade baiana de Jequié, a 365 km de Salvador. Deu início à sua formação instrucional no Colégio Militar de Salvador, incorporando-se ao Exército em 1975. Quatro anos mais tarde, graduou-se Aspirante da Arma de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras, onde mais tarde exerceria atribuições de instrutor.

Ao longo de sua carreira, o general acumulou, além de condecorações, diversos cursos nas áreas militar e política. Foi comandante do Batalhão Pirajá e da Região Marechal Cantuária, em Salvador, e da Brigada Príncipe da Beira, em Porto Velho; chefiou a Secretaria Geral do Exército, em Brasília. No exterior, foi adjunto da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai. Assumiu o comando do CMNE, que é sediado no Recife, entre agosto de 2016 e agosto de 2018.

Em seu discurso de homenagem, o presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques (PSB), ressaltou as ações do novo cidadão do Recife à frente do Comando Militar do Nordeste. “Destacamos a participação ativa do general Moura na Operação Leão do Norte, na Região Metropolitana do Recife, tendo por objetivo realizar atividades de Garantia da Lei e da Ordem. Outras importantes ações foram realizadas em nosso Estado, como a Operação Carro-Pipa para mitigar os efeitos da seca nas comunidades interioranas, e a perfuração e disponibilização de poços artesianos. Conjuntamente, na gestão do homenageado realizaram-se obras de cooperação, como a do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Em apoio à defesa civil do Estado, houve participação ativa na Operação Enchente 2017, desencadeada devido às fortes chuvas que devastaram diversos municípios da Mata Sul.”

Ao subir à tribuna Artur Costa Moura lembrou-se da primeira viagem ao Recife, ainda na infância, recuperou momentos históricos do Exército e enalteceu sua função social e de segurança. “O CMNE atua em benefício da população em duas frentes: o braço forte e a mão amiga. Ressalto que o Exército é parte da superação de graves problemas e que as soluções serão alcançadas com a participação de todos. O Comando Militar do Nordeste, desde a sua criação, promove uma profícua e fraterna relação entre o exército e o povo nordestino, em particular com aqueles que vivem aqui no Recife. Sempre destaco o excepcional relacionamento entre o Exército brasileiro e o Estado de Pernambuco.”

Por designação do presidente Eduardo Marques, a solenidade foi comandada pelo primeiro vice-presidente da Câmara do Recife, o vereador Carlos Gueiros (PSB). Ao final do evento, ele relatou sua atuação no meio militar. “Aqui me chamam de regimentalista, talvez porque trago lições dessa experiência. Faço um agradecimento especial pela nossa participação. Esta reunião tem significado especial para mim.”

Compuseram ainda a mesa do evento o Comandante Militar do Nordeste, o general de exército Marco Antônio Freire Gomes; o chefe da Casa Militar do Governo do Estado, o coronel da Polícia Militar Eduardo Pereira; o presidente do Tribunal Regional da 5ª Região, o desembargador Manoel Erhardt; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho; e o comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, o brigadeiro do ar Walcyr Josué de Castilho Araujo.

Em 29.11.2018, às 17h58