Gilberto Alves exalta aniversário de orquestra

Os 80 anos da Orquestra Sinfônica do Recife foram celebrados pelo vereador Gilberto Alves (PTN) na sessão plenária desta segunda-feira, 13. O parlamentar falou do trabalho realizado pela orquestra mais antiga do País em atividade ininterrupta, que foi fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi.

Gilberto Alves destacou a participação de nomes ilustres como Villa-Lobos, Artur Moreira Lima e Nelson Freire em apresentações da orquestra e ressaltou que nas últimas temporadas o grupo se aproximou de movimentos artísticos locais e da juventude porque tem adotado a filosofia de “ir aonde o povo esta”. “Ela tem incluído em seu repertório arranjos sinfônicos do melhor da música popular internacional, brasileira e pernambucana, baseada na fusão do erudito com o popular”.

Segundo o parlamentar, a Orquestra tem realizado uma média de 32 concertos anuais, incluindo apresentações comunitárias que proporcionam música clássica gratuita para a população recifense e também apresentações didáticas aos jovens das camadas mais humildes. “Através de recursos multimídia, o público pode compreender aspectos das obras eruditas, entender a formação de uma orquestra e fazer um passeio pela história da música. O objetivo é formar novas plateias para a música erudita na cidade”.

O vereador disse ainda que propôs a confecção de um selo comemorativo pelos 80 anos da Orquestra. “O papel dela ultrapassa a seara musical e se debruça sobre um importante trabalho social de valorização da cidadania por meio da arte. Desejamos vida longa a este tão valioso projeto que é motivo de orgulho de todos os recifenses”.

Em 13.12.2010, às 16h58.