Gilberto Alves parabeniza carnaval do Recife

Na semana passada o Brasil vivenciou o Carnaval, festa popular mais celebrada no país e que ao longo do tempo tornou-se elemento fundamental da cultura nacional. O vereador Gilberto Alves (PTN) ressaltou, na tarde desta segunda-feira, 23, que nos cinco dias de festa o Recife se encheu de cores para o maior e mais pernambucano dos carnavais. “Do total de 2596 atrações, 98% foram da nossa terra, mostrando que o carnaval da nossa cidade, além de ser importante investimento em turismo e visibilidade da cidade, é, sobretudo, grande evento da preservação e divulgação da cultura de Pernambuco”.

O vereador lembrou que os 63 pontos de folia espalhados pela cidade receberam mais de um milhão de pessoas. “Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo apontou que 93,8% dos visitantes consideraram o Carnaval do Recife como bom ou ótimo e que 97% desses pretendem voltar ao município e indicariam o carnaval para amigos e parentes. O grande palco do Marco Zero, no coração da cidade, recebeu uma média de 150 mil pessoas por dia, com pico de 180 mil no domingo, com o show de o Rappa, antecedida pelos pernambucanos Otto e Nação Zumbi. A Bomba do Hemetério registrou o pico de 2.500 pessoas, enquanto que cerca de 20 mil pessoas compareceram ao pólo de Casa Amarela, só no domingo”.

Gilberto Alves citou também que a noite dos tambores silenciosos atraiu aproximadamente 15 mil pessoas ao Pátio do Terço, na segunda-feira, 16. “Tivemos a estreia de novos pólos, como o retorno do Quartel General do Frevo, na Praça da Independência e o da Mustardinha. Esse também foi o primeiro carnaval completamente conectado. Por meio do Conecta Recife, a Prefeitura disponibilizou 74 pontos de conexão gratuita à internet em toda a cidade. Os foliões tiveram ainda acesso à transmissão ao vivo a 100% da folia. Além disso, a Prefeitura disponibilizou um aplicativo para smartphones que nele tiveram acesso a informação sobre serviços, programação, telefone úteis e ferramenta para fotos”.

O vereador lembrou que o carnaval contou com pólos de alimentação, e serviços como os do PROCON, Proteção à Mulher e Direitos Humanos, reedição das linhas de ônibus especiais do Expresso da, o convênio Táxi Metropolitano, abrindo para os táxis dos demais municípios da Região Metropolitana do Recife, além dos estacionamentos gratuitos. “Nenhum desses dados transformaria o papel do poder público em algo diferente do que o de mero organizador da festa do povo. Foram eles que contribuíram para o maior e mais belo Carnaval de nossa história. Foi o povo que dançou o frevo e se encantou com o maracatu. Foram eles que receberam tão bem os turistas. Parabenizo a todos da nossa cidade pela linda festa”.


Em 23. 02.2015, às 17h