Gilberto Alves participa de lançamento de carta aberta na Alepe
O expediente especial da Assembleia Legislativa contou com a presença do vice-governador do Estado, João Lyra Neto; o presidente da Asssembleia, deputado Guilherme Uchoa, diversos deputados e profissionais que trabalham com a questão da mobilidade urbana no Estado. “A carta é um relatório que busca contribuir para a discussão que se trava hoje na sociedade em relação à mobilidade. Ao longo de 12 meses ouvimos os diversos segmentos populares da sociedade civil, sindicatos, empresários de transportes coletivos, prefeituras municipais, taxistas etc. O documento apresenta uma radiografia de toda problemática, incluindo obstáculos que os gestores públicos e a iniciativa privada têm que enfrentar”, disse o deputado Sílvio Costa Filho, presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa.
A carta aberta, segundo ele definiu, é um instrumento de pesquisa e sugestões para o futuro. “Foi a primeira vez que a Assembleia Legisltiva se ateve e discutiu profundamente o tema da mobilidade urbana. Buscamos fazer um diagnóstico e apresentar soluções”, disse o deputado. As principais soluções apontadas são investimentos em transporte público de qualidade que inclua ônibus novos com ar-condicionado, câmeras de segurança e sistema integrado; criação de um plano de circulação e tráfego; construção de novos corredores de ônibus e ampliação da rede de metrô. Também propõe que as prefeituras assumam a gestão das calçadas, ampliação da malha cicloviária, criando ciclovias que se interliguem, prioridade à iluminação pública e criação de campanhas educativas.
O vereador Gilberto Alves explicou que a carta aberta é constituída de sugestões, mas que também existe um Plano de Mobilidade Urbana, através de um projeto de lei, que está sendo debatido na Câmara Municipal do Recife. “Podemos incorporar valores e conceitos da carta aberta para essa matéria que se destina ao Recife”, observou. Ele disse que está ouvindo diversos segmentos da sociedade civil antes de o projeto de lei municipal ser votado no plenário da Câmara Municipal. Seis audiências públicas já foram realizadas e a última, sobre cargas e descargas, está programada para ocorrer antes da apresentação do relatório. O relatório terá como autor o vereador Múcio Magalhães (PT), que já está trabalhando na elaboração do documento, com base nas informações coletadas até agora.
Em 28.06.2012, às 12h30.