Givanildo Oliveira é o mais novo cidadão do Recife

Com mais de 20 títulos que acumula em sua carreira, entre estaduais, regionais a nacionais e 37 anos comandando equipes de todo o Brasil, o técnico de futebol Givanildo Oliveira agora é cidadão recifense. Ele começou como jogador no Santa Cruz, pelo qual foi pentacampeão pernambucano (1969-1973) e depois bicampeão entre 1978-79. E na manhã desta segunda-feira (30), uma reunião solene reuniu vários amigos, familiares, jogadores, ex-jogadores e profissionais do futebol que fizeram questão de homenagear o olindense Givanildo Oliveira, nascido em 8 de agosto de 1948. A iniciativa partiu do vereador Davi Muniz (PATRI) e o presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB) conduziu a solene.

Givanildo Oliveira foi um dos principais jogadores do Corinthians que conquistou o Campeonato Paulista de Futebol de 1977. Jogou também no Fluminense (campeão carioca em 1980) e nesse mesmo ano foi transferido para o Sport, onde foi tri campeão pernambucano 1980, 1981 e 1982. “Fez 13 partidas pela Seleção Brasileira de Futebol. A primeira convocação foi em janeiro de 1976 e foi campeão com a Seleção no Torneio do Bicentenário dos Estados Unidos. O garoto da Vila Popular iria estar ao lado de Zico, Rivelino, Nelinho, Falcão entre outras feras, sob o comando do técnico Oswaldo Brandão”, detalhou o vereador Davi Muniz.

Como treinador de futebol, Givanildo Oliveira é conhecido como o "Rei do Acesso", pois conseguiu acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro com quatro equipes: América/MG (1997), Paysandu/PA (2001), Santa Cruz/PE (2005), Sport/PE (2006). Em 2009, ajudou o América/MG a conquistar o Campeonato Brasileiro da série C e o consequente acesso à série B em 2010. Givanildo Oliveira também fez uma passagem pelo Náutico e, no Santa Cruz, o técnico mantém a marca histórica de 45 jogos de invencibilidade no Estádio do Arruda. Na temporada de 1997, comandou o time América Mineiro na conquista do Campeonato Brasileiro da Série B. No Paysandu, comandou o clube na vitoriosa campanha da Copa dos Campeões de 2002, que credenciou o Papão à Copa Libertadores da América de 2003, feito inédito até hoje entre times da Região Norte.

Além de detalhar a vida do treinador e jogador Givanildo Oliveira, o vereador Davi Muniz disse que estava muito satisfeito em realizar a solenidade no plenário da Casa de José Mariano. “Sinto-me feliz e posso dizer que o Projeto de Decreto Legislativo foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e vereadoras dessa Casa. Givanildo Oliveira trouxe muitas alegrias aos pernambucanos. Tem um grande caráter, conhecido nacionalmente e internacionalmente. Parabéns, professor Givanildo!”.

Bastante emocionado e com palavras breves, Givanildo Oliveira disse que estava difícil falar na tribuna. “É uma emoção enorme, apesar de dar entrevista todos os dias. Mas aqui é diferente. Já tive muitas homenagens, mas essa significa muito”. Givanildo Oliveira ressaltou que torcia para o futebol de Pernambuco. “Eu torço agora para os três times Santa Cruz, Náutico e Sport Clube do Recife e gostaria que todos fossem para a série A. Sou olindense de nascimento e só tenho a agradecer de coração mesmo esta solenidade e a todos e a todas que compareceram aqui, na Câmara. Muito obrigado”.

O neto de Givanildo Oliveira, Diego Oliveira, também dirigiu-se à tribuna para agradecer todos os presentes e descreveu um pouco como é o avô. “Precisava falar não somente como ele atuava como jogador e como técnico, mas, também, fora de campo. Ele é um homem honrado, pai, avô, sogro e um ser humano respeitado por onde passa. Ele enxerga as necessidades das pessoas e suas carências atuando como conselheiro. Ele é nossa base e nosso refúgio”.

A mesa da solene foi composta pelo presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior; Alexandre Moreira, ex-presidente Santa Cruz; Wanderson Lacerda, ex-presidente Sport Clube do Recife e Ramon da Silva, presidente do Sindicato dos Atletas de Pernambuco. Ao finalizar o evento, o presidente Eduardo Marques enalteceu que Givanildo Oliveira honra todos os títulos que conquistou. “E hoje, merecidamente, ganhou o Título de Cidadão do Recife pelos relevantes serviços prestados ao futebol. Vi, na tribuna, um homem simples, sincero que falou com o coração e gratidão. Givanildo Oliveira, você deu muitas alegrias a todos nós, recifenses e pernambucanos. Meus parabéns”.

Em 30.09.2019 às 11h41.





registrado em: davi muniz