Goretti Queiroz concede Título de Cidadã a ativista da causa animal

A causa animal desperta cada dia mais adeptos. São muitas vozes que se levantaram em defesa dos agora seres sencientes – que sentem. Na antiguidade e até nos dias de hoje se alimentou a crença de que animais não sentem dor. Eles sentem mais do que dor, sentem tristeza, alegria e amor por seus donos. Mas ainda há muito por fazer. Por isso, a vereadora Goretti Queiroz (PSC), concedeu, na manhã dessa sexta-feira (30), na Câmara Municipal, o Título de Cidadã do Recife a Luciane Pereira do Nascimento, ativista da causa animal e empresária. A reunião foi presidida pela vereadora Aline Mariano (PP).

Goretti Queiroz ressaltou que a homenageada é carioca de nascimento, mas chegou ao Recife criança. Casou, fez carreira e se sente pernambucana de alma. A ideia era ficar pouco tempo, mas a família se apaixonou e ficou. “Cursou filosofia. Não concluiu o curso e resolveu seguir o caminho do empreendedorismo no ramo do granito. Há 28 anos,  tornou-se vegetariana. Começou a enxergar o sofrimento animal e passou a trabalhar pela causa. Criou o Projeto “Patinhas” em 2010, como consequência da Campanha “Carrocinha nunca mais”, que deu origem à Lei nº 14.139, de 31 de agosto de 2010. Participou do Conselho Gestor do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife. Em 2017, foi uma das fundadoras da Federação das ONGs de Proteção Animal de Pernambuco, filiada à Confederação Nacional das ONGs da causa animal. “Merece esse título”.

A mais nova cidadã recifense, Luciane Nascimento frisou que já se sentia recifense e pernambucana, rezava para a mãe não querer voltar o Rio de Janeiro e aqui ficou até hoje, por amor à cidade. “Adotei uma cadelinha, depois Rafael que mudou minha vida e daí não parei mais. Aos poucos fui entendendo o que era política pública para animais e me engajei na luta e no movimento Carrocinha nunca mais, que deu origem à lei que impede a captura e morte do animais”.

Luciane disse que participa de muitos eventos de adoção e trouxe a Federação Brasileira de Proteção aos Animais para Recife. Ela disse que Pernambuco é pioneiro em muitas ações como a criação do Depoma, Delegacia de Proteção aos Animais. “A nossa causa tem poucos recursos, mas muito força de vontade. Sonho com o dia em que não haverá mais animais em sofrimento nas ruas”.

 

Em 30.08.2019 às 11h14.