Goretti Queiroz denuncia roubo de cavalos da Vigilância Ambiental

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) denunciou o roubo de 19 cavalos do Centro de Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife . Ela disse na tarde desta terça-feira (10), na Câmara Municipal, que homens armados levaram os animais, durante uma madrugada do mês de agosto e "ninguém sabe onde estes animais estão". A vereadora ressaltou também que é preciso fazer cumprir a lei de Tração Animal, que proíbe a circulação de veículos de tração animal na cidade. Lembrou que esta lei, de número 17.918/13, foi regulamentada pelo decreto do Executivo 32.121/19. Pediu, então, que seja de fato implantada e cumprida.

Goretti Queiroz disse que foi recebida pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua,  e pediu providências para o caso do roubo dos cavalos, frisando que eles podem estar doentes e infectando outros animais. Segundo ela, o caso está sendo investigado pela Delegacia de Peixinhos.  Ressaltou ainda, a necessidade de  que a lei da tração animal seja cumprida de fato. “A gente sabe que as carroças atrapalham o trânsito e criam outros problemas, mas é preciso dar alternativas aos carroceiros”. Relacionou que há problemas com a mobilidade, com crianças pilotando as carroças, com agressões entre outros.

Aline Mariano (PP) frisou que a colega é ativista da causa animal e deve lembrar que houve grande manifestação na porta da Casa José Mariano dos carroceiros quando da discussão da lei da Tração Animal. A proposta era de que eles seriam requalificados e encaminhados para outras atividades. “Na época consegui fazer a intermediação dos carroceiros com a Prefeitura. Foi sugerido o cavalo de lata, que já tem em Salvador e Maceió. Mas é preciso retomar o assunto para ver como ficou a requalificação desses carroceiros”.

Almir Fernando (PCdoB) informou que apresentou projeto de lei, que foi arquivado, proibindo que armazéns de material de construção entreguem os pedidos a carroceiros com animais. “Vou pedir para o projeto voltar  porque é importante proibir esse tipo de transporte”.

 

Em 10.09.2019, às 18h47.