Goretti Queiroz destaca ações da Semana do Meio Ambiente

As atividades da Semana do Meio Ambiente, que se iniciou no último domingo (02) e segue até o dia 16 de Junho, foram alvo de um discurso proferido pela vereadora Goretti Queiroz (PSC) nesta segunda-feira (03). Na tribuna da Câmara do Recife, a parlamentar destacou o desafio de arborização lançado pela Prefeitura – a chamada Maratona Verde – e uma visita que ela deve realizar ao Parque 13 de Maio para verificar as condições do equipamento e dos animais expostos no local.

Goretti Queiroz vai visitar o parque na quinta-feira (06) com os membros da Comissão de Meio Ambiente da Casa de José Mariano – ela é vice-presidente do grupo. Também devem comparecer à inspeção representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), da Secretaria do Meio Ambiente e do Horto de Dois Irmãos.

“O objetivo é identificar o que pode ser feito por aquele local e demais parques verdes da cidade. Uma das coisas que queremos observar in loco é a situação dos animais enjaulados”, disse a vereadora. “Foi sancionada uma lei aqui na Câmara, do agora deputado estadual Wanderson Florêncio, que visa a retirada dos animais do parque. A exposição desses animais sem propósito de estudo ou acompanhamento técnico nada tem a acrescentar educacionalmente. Eles estão submetidos a todo tipo de abuso.”

A parlamentar incentivou a população a participar da Maratona Verde, que tem como meta o plantio de 10 mil árvores na capital. “A população que se interessa no plantio pode procurar o site da Prefeitura. Estamos tentando levar mudas para o Hospital Veterinário do Recife, que é uma área extremamente árida.”

Câmeras contra os maus-tratos – Outro assunto comentado no plenário por Goretti Queiroz foi a instalação de câmeras de monitoramento na avenida Beira Rio, nas proximidades do local conhecido como “Pracinha dos Gatos”, com o propósito de coibir maus-tratos a animais. Segundo a vereadora, a ação foi promovida com recursos próprios. “A Prefeitura tinha boa vontade para instalar as câmeras, mas não tinha prazo, e por isso nos antecipamos. Instalamos na sexta-feira, e no sábado as câmeras já pegaram elementos que adentraram o espaço para fazer agressões. Foram encontrados cinco animais mortos. As imagens já foram encaminhadas à delegacia.”

Em 03.06.2019, às 17h56