Goretti Queiroz pede voto de repúdio para festival na China

O Festival Yulin de Carne de Cachorro, realizado na China, que mata entre dez a quinze mil cães e gatos para consumo humano, recebeu voto de repúdio da vereadora Goretti Queiroz (PSC). O ato já tem 10 anos de existência, surgiu da crença de que a carne de cachorro quando consumida durante o verão traria boa saúde e sorte. A parlamentar disse, na tarde dessa terça-feira (25), que em conjunto com a Nação Vegana Brasil, uma ativista propôs petição pública para tornar crime os maus-tratos a animais, além de manifestar repúdio à realização do festival chinês. “Até o momento a petição conseguiu 2,3 milhões de assinaturas”.

A vereadora disse que diversos parlamentares brasileiros propuseram votos de repúdios em suas casas legislativas. “Por isso estou pedindo a aprovação desse requerimento com voto de repúdio, embora não seja praxe aprovar esse tipo de pedido na Casa. Sabemos que se trata de uma manifestação cultural, mas diante do movimento global de constante conscientização da preservação do meio-ambiente e luta contra maus-tratos aos animais, entendo que algumas manifestações, ainda que culturais, merecem ser repensadas”. O requerimento 3650/19 foi aprovado.

FEMINICÍDIO - Goretti Queiroz  também ocupou a tribuna, em um segundo momento, para repercutir a quantidade de crimes violentos praticados contra as mulheres este final de semana. Ela disse que a violência contra mulheres partiu, inclusive, de pessoas que deveriam estar fazendo políticas públicas em defesa delas. Em seguida, destacou o feminicídio da agente de saúde Márcia Araujo,  44 anos, morta por seu companheiro no bairro de Água Fria.  "O volume de crimes é dramático. A cada duas horas uma mulher é morta no país por crime de feminicídio. Aqui no Estado talvez morram mais mulheres ainda".

Em 25.06.2019 às 17h43.