Goretti Queiroz realiza solene para homenagear dança aeróbica zumba
A reunião foi conduzida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB) e a mesa solene, composta pela vereadora proponente da homenagem; a gerente de projetos da Secretaria de Turismo e Esportes da Prefeitura do Recife, Susy Couceiro; e os instrutores Andrey Felipe Caminha, Paulo Duarte e Priscilla Mesquista de Almeida. Todos eles receberam diplomas da vereadora Goretti Queiroz. “Hoje, temos aqui nesse plenário um exemplo vivo de inclusão, a querida Priscilla Mesquita de Almeida, portadora da Síndrome de Down e instrutora de zumba. Ela começou a praticar a modalidade há quatro anos e hoje não larga mais essa mistura de ritmos. Como ela mesmo me falou a zumba para ela é tudo. É energia, é mostrar as pessoas no palco, é atividade física e resistência”, disse a parlamentar.
A zumba é um exercício físico aeróbico que faz uso de uma fusão de ritmos de dança latina, tais como a salsa, o merengue, o reggaeton, a cumbia, o mambo, o samba, o axé e o funk. Trata-se de uma forma lúdica de praticar exercícios físicos, aliando passos divertidos de dança a movimentos de ginástica diversos. Para algumas pessoas, é uma maneira festiva e saudável de queimar calorias, perder peso, manter a boa forma; para outras, aumenta a autoestima e funciona como uma espécie de terapia, um modo de esquecer os problemas por um determinado período de tempo; e ainda há aquelas que desejam simplesmente um entretenimento.
Goretti Queiroz disse que “é incrível saber como uma modalidade aeróbica é tão abrangente e especial. Confesso que não conhecia muito a história da zumba, mas estudei um pouco para poder falar aqui para todos vocês que amam e abraçaram essa atividade não só com o corpo, mas também com o coração”. Ela relatou que a zumba foi criada na Colômbia, na década de 1990, pelo coreógrafo e personal trainer Beto Perez e atualmente, o programa está implementando em mais de 150 países. O Brasil é um deles. “Aqui no Recife, a modalidade ganhou um dia especial, dois de setembro, em que comemoramos o Dia Municipal da Zumba”, disse Goretti Queiroz. A data foi instituída através da Lei Municipal 18.545/2018.
“Saber que o ritmo além de trazer benefícios para a saúde como perca de peso também ajuda na socialização entre pessoas, promovendo encontros de jovens e adultos, crianças e pessoas especiais me deixou bastante tocada. Pude aprender que a zumba é uma modalidade ainda mais especial porque, diferentemente de outras atividades, também pode ser realizada por idosos. graças a Deus tenho minha mãe e pai vivos e o fato de saber que há uma modalidade na qual eles podem participar já me deixa bastante emocionada. A zumba é uma demonstração de que a vida não para e de que existe muito ainda para ser apreciado, mostrado e vivido”, disse. A vereadora acrescentou que se sentia “honrada em conhecer a história da modalidade e saber que há centenas de profissionais aqui no Recife dedicando suas vidas à prática”.
Após o discurso da vereadora, foi exibido um vídeo em homenagem aos instrutores. E no final da solenidade, Paulo Duarte e Juliana Nunes dançaram e levaram todos os presentes a dançar, no plenário. O instrutor de zumba Andrey Felipe Caminha fez o discurso de agradecimento. Ele disse que o reconhecimento por parte do poder público é sempre importante. “A gente vem numa batalha de anos, mais de seis pelo menos. Fazemos um trabalho de academia, em eventos particulares, temos uma luta diária para estimular a prática da dança aeróbica. E assim vamos conquistando espaços, ao mesmo tempo que proporcionamos lazer e saúde a toda a sociedade. Nós apresentamos a zumba até de forma gratuita, a exemplo do que ocorreu no dia 21 de setembro, quando a Prefeitura do Recife realizou um evento no Parque Dona Lindu. Teve muita participação popular”, disse.
Em 26.09.2019, ás 12h40.