Governador e prefeito prestam última homenagem ao ex-vereador Gilberto Luna

O governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, compareceram no início da noite ao plenário da Câmara Municipal onde se realiza o velório do ex-vereador da cidade, Gilberto Luna, 78 anos, que faleceu nesta quinta-feira, 25. O corpo será conduzido amanhã, 26, às 7h da manhã, até o Memorial Guararapes onde está prevista uma missa às 9h30 e a cremação às 10h.

O governador disse que teve o privilégio de ser correligionário e amigo do ex-vereador Gilberto Luna. “Foi um líder classista importante, começou a organização dos taxistas, conseguiu muitas conquistas para o povo. Uma grande liderança com uma capacidade extraordinária de ouvir, fez política com honradez e aqui na Câmara representou o povo de uma forma muito correta. Vim  prestar minha solidariedade a sua família e a seus amigos e agradecer pela existência dele. Peço a Deus que possa dar muita força à sua família e que conforte a todos”.

Para o prefeito Geraldo Júlio, o momento é de muita dor e sofrimento. “Pude andar com Gilberto nas ruas e vi o quanto ele era admirado, sempre procurando melhorias para sua comunidade e para todos os taxistas. Sempre olhou para a população. Deixa muita saudade para o povo do Recife”.

O vereador Aerto Luna, filho de Gilberto Luna, ressaltou que o pai sabia conviver com as diferenças. “A figura de cidadão, pai, parlamentar, amigo e sindicalista, em Gilberto Luna, tudo se misturava porque levava a vida com muito amor. Teve uma atuação parlamentar de 26 anos sem nenhum inimigo. Deixa um legado de saber viver com as diferenças e saber se posicionar dentro daquilo que ele defendia. Partir no dia de São Cristovão é um sinal de que, até na hora da morte, ele quis estar junto com os taxistas no dia do padroeiro e protetor deles. Respeito com as pessoas é o seu maior legado”.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, resumiu assim as lições deixadas por Gilberto Luna: “Humildade, honestidade, trabalho, respeito um ao outro, crescer sem pisar em ninguém”.

Outros vereadores presentes ao velório fizeram questão de prestar homenagem a Gilberto Luna.

Jadeval de Lima – “Apesar de não ter sido colega dele aqui na Câmara, percebemos uma grande perda para a cidade pelos serviços prestados por Gilberto Luna. Vai fazer muita falta mas vamos pensar em todas as coisas boas que ele fez pelo Recife”.

Wilton Brito – “Foram 26 anos de mandato, serviu muito à nossa cidade. A categoria dos taxistas também sofre uma grande perda. A cidade está de luto”.

Amaro Cipriano Maguari – “Convivi com Gilberto Luna em 2001, era uma pessoa maravilhosa, educada, dialogava muito conosco, tinha atenção e muito respeito por todos. É um nome que muito bem representou a classe dos taxistas, além de ter colaborado muito com a cidade”.

Marcos de Bria – “Conheci Gilberto Luna aqui na Câmara porque ele foi vereador junto com meu pai. Tive o prazer e a honra de conviver com ele e agora deixa sua semente plantada aqui na Câmara e em toda a cidade. Hoje também a classe dos taxistas está de luto porque perde um grande líder mas ele deixa um legado, seu filho Aerto, para continuar seu trabalho aqui nesta Casa”.

Gilberto Luna nasceu no dia 04 de fevereiro de 1935, na cidade de Belo Jardim, agreste do Estado, exerceu seis mandatos como vereador do Recife, a partir de 1982, e teve ampla atuação sindical junto a categoria dos taxistas do Estado. Durante mais de 30 anos exerceu funções no Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, atualmente era vice-presidente da instituição.  Ele era casado e teve cinco filhos, um dos quais é o vereador do Recife, Aerto Luna (PRP).

Em 25.07.2013, às 20h43