Governador receberá título de Cidadão Recifense

Natural de Caruaru, no Agreste, o governador João Soares Lyra Neto irá receber o título de Cidadão Recifense por iniciativa da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife. Ex-prefeito de Caruaru, ex-deputado estadual, vice-governador nas duas gestões de Eduardo Campos, “suas ações públicas do Executivo ou Legislativo comprovam a grandeza do homem público comprometido com o progresso, os mais altos valores democráticos, a coisa pública e respeito ao povo, credor dos cargos que ocupou e ocupa no Estado de Pernambuco”, diz a justificativa do Projeto de Decreto Legislativo.

Ao fazer a proposta de entrega do título, a Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife esclarece que ela foi feita “como reconhecimento à trajetória de político sempre dedicado às causas públicas, sempre em defesa do ideário democrático, com o compromisso com Pernambuco e com o destino do povo brasileiro”. João Soares Lyra Neto é filho do ex-prefeito e ex-deputado João Lyra Filho e de Guiomar da Fonseca Farias Lyra; é irmão do ex-deputado Fernando Lyra e pai da atual deputada Raquel Lyra.

 

Nos anos 1960, João Lyra Neto iniciou a militância política ao participar do movimento estudantil na Faculdade de Direito do Recife. Junto com o irmão Fernando Lyra, na década de 1970, fez parte da resistência democrática durante todo período da ditadura militar. Foi presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Caruaru. O primeiro mandato popular veio em 1988, quando foi eleito prefeito de Caruaru, cargo que voltou a assumir em 1997, para um segundo mandato. Entre as duas gestões conquistou uma cadeira na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Em 2006, foi eleito vice-governador ao lado de Eduardo Campos, cargo que renovou em 2010. Com a desincompatibilização de Eduardo Campos, este ano, para disputar a Presidência da República, assumiu o Governo do Estado.

 

 

Em 08.09.2014, às 11h20.