Governo municipal é criticado em sessão plenária

Em seu pronunciamento desta segunda-feira, 21, a vereadora Priscila Krause (DEM) falou de outra matéria publicada pela imprensa. “O Diário de Pernambuco publicou em suas páginas a reportagem ‘Recife, uma cidade de obras encalhadas’ onde se faz um levantamento das obras iniciadas e paradas, ou ainda, quase sem andamento na nossa cidade”.

Uma das primeiras obras citadas pelo Diário é a do Parque Dona Lindu. “Lembremos de toda a contrariedade que esta obra causou a população do entorno e continua parada. Isso é uma prova da má administração do Executivo e do descaso com o dinheiro público”, disse a parlamentar que destacou também a requalificação da avenida Norte, o Projeto Orla e as obras do Viaduto Capitão Temudo – talvez uma das mais polêmicas e muito debatida este ano na Câmara Municipal juntamente com a licitação da empresa gestora de lixo do Recife.

“Por ser um projeto colocado no papel há 30 anos, a Prefeitura deu início as obras sem escutar os técnicos da URB. A fiação do Metrô passa por baixo da Capitão temudo, e isso fez com que o projeto sofresse uma parada e provocasse a realização de estudos para tentar se resolver o problema aumentando ainda mais os gastos para a conclusão da obra. Em relação ao projeto Orla, todos nós sabemos e foi dito várias vezes aqui que aquele lugar é uma área de proteção ambiental e os relatórios de impacto não foram apresentados”.

Inácio Neto (PTN) contestou o pronunciamento da parlamentar. Ele disse que o governo de João da Costa é um governo novo mas preocupado com as questões de infraestrutura, educação e habitação da população. Citou algumas obras realizadas pela Prefeitura: “calçadas, criação de escolas, creches e moradias populares são preocupações do prefeito dessa cidade e por tanto penso ser exagerada a colocação da parlamentar”.

Aline Mariano (PSDB) falou que espera que João da Costa saia da laterninha dos prefeitos mais mal avaliados do Brasil. “João da Costa ficou em sétimo lugar numa pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão (IBVG), que anualmente avalia e indica os melhores prefeitos e prefeitas de todo o Brasil e que neste ano está em sua 4ª edição.

“O prefeito não conseguiu realizar o básico e diz que isso se deve a crise mundial que vivemos neste ano. O canal de negociação do salário dos servidores públicos municipais foi uma ilusão, sendo essa uma das mais graves questões do Executivo”. A vereadora comentou ainda que esse foi um dos piores governos que o Recife já teve.

Jairo Brito (PHS) falou das habitações que foram entregues pela Prefeitura e de projetos importantes que prometem oferecer lazer, empregos e educação a população mais carente como o projeto ‘Capibaribe Melhor’, para o parlamentar um dos melhores projetos que o município vai ter.

Em 21.12.2009, às 19h30.