Graça Brennand recebe a Medalha José Mariano

Na manhã desta sexta-feira, 23, o plenário da Câmara do Recife, que estava lotado de amigos e autoridades, viu Graça Maria Monteiro Brennand receber a Medalha José Mariano, a mais alta comenda da Casa, através de requerimento que foi proposto pelo vereador André Regis (PSDB). Graça Brennand recebeu a distinção por conta dos serviços educacionais prestados a vários jovens do bairro da Várzea. É lá que funciona o Educandário Nossa Senhora do Rosário, que existe desde 2001, oferecendo gratuitamente atividades como aula de música, religião, artes e ensino básico de educação para 240 crianças entre quatro meses e cinco anos de idade. Além de serviços médicos e odontológicos.

Na ocasião, o vereador Jadeval de Lima (PTN), que presidiu a mesa, disse que “a recompensa pelos trabalhos prestados de Graça Maria Monteiro deve ser a gratidão por tudo o que ela faz”. André Régis, autor da proposta, lembrou que a educação no começo da vida é a mais importante, que vai ajudar a consolidar o pensamento crítico das crianças, e destacou que esse tipo ação feito por Graça Brennand deve ser seguido por todos. O parlamentar disse ainda que até em Helsinque, capital Finlândia, onde existe uma qualidade de ensino com padrões elevados, não viu nenhum trabalho como o que é desenvolvido por Dona Gracita, como ela é carinhosamente conhecida. “Nós vimos no educandário Nossa Senhora um trabalho de construção do futuro, a partir do que nós mais prezamos que é a educação”.

André Régis comentou da alegria que está tendo ao longo do mandato por ter se deparado com situações engrandecedoras para ele, como essa determinação de Graça Brennand em ajudar os menos favorecidos. “Todas as crianças que estão lá são bem cuidadas e estão tendo a capacidade plena de desenvolvimento para um ser humano. O investimento na primeira infância é determinante na vida de qualquer pessoa. Abandonar a primeira infância é praticamente perder um ser humano. Todos os estudos demonstram isso, que quanto mais você antecipa o cuidado e o investimento com o ser humano na primeira infância, mas ele será capaz de produzir riquezas, de trabalhar e viver com dignidade através do seu próprio sustento, sem precisar de qualquer ajuda assistencial”, analisou.

Graça Brennand é casada há 64 anos com Ricardo Brennand, criador e proprietário do instituto de mesmo nome, e se orgulha em dizer que é avó de coração para centenas de crianças, além dos 21 netos e 24 bisnetos oficiais. “Educação foi e sempre será à base do homem e do país”, disse durante a homenagem. Ela falou que transmite os mesmos conceitos de vida passados aos próprios filhos. “De minha parte dou ainda as crianças o meu tempo, atenção e carinho. Dou a eles o que meus filhos tiveram: valores, senso crítico e social”. A homenageada disse também que se sentia muito feliz por receber a Medalha José Mariano, numa época de bastante desafio para ela. “Ao amigo André o meu agradecimento redobrado por identificar frutos nesta semente que plantamos e pelo seu suporte, com a compreensão de que a educação é o começo de tudo. Tratar com responsabilidade as questões sociais faz bem a alma. É um dever nosso e um direito de todos”, finalizou.

O Educandário Nossa Senhora do Rosário ajuda também as mães das crianças a entrarem no mercado de trabalho, através de cursos profissionalizantes como corte, costura e bordado e Papel de Beijo do Rosário, que ensina a fazer materiais decorativos com produtos simples. Tudo isso para ajudar no complemento na renda familiar. A mesa da solenidade foi composta pelos vereadores André Régis (PSDB), Jadeval de Lima (PTN) e Priscila Krause (DEM); o ex-ministro Armando Monteiro Filho e por José Múcio Monteiro, ministro do Tribunal de Contas da União.

Em 23.05.14, às 13h25.