Gratuidade para acompanhante em estacionamento de hospitais é aprovada em comissão

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife se reuniu nesta segunda-feira (28), na sede do Poder Legislativo municipal, para discutir 18 projetos que se encontram em tramitação na Casa. Durante a ocasião, o grupo deu um parecer pela aprovação ao projeto de lei nº 389/2013, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que dispõe sobre a gratuidade nos estacionamentos de hospitais localizados no município para acompanhante de paciente internado.

De acordo com a parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos, o projeto vai ser benéfico à população caso venha a ser aprovado pelo plenário da Câmara e sancionado pela Prefeitura. A nova lei daria direito à gratuidade, durante o período de internação do paciente, a até um acompanhante cadastrado. “Entendemos que as pessoas internadas em um hospital já têm um gasto muito grande. Alimentação, remédios e plano de saúde são caros. Achamos por bem que os hospitais do Recife possam liberar pelo menos para uma pessoa da família o estacionamento gratuito enquanto essa pessoa estiver internada.”

A Comissão ainda recebeu, no mesmo dia, a representante do Fórum Estadual Popular Pessoas e Drogas, Juliana Lucena. De acordo com Michele Collins, o grupo solicitou participação em uma audiência pública sobre o serviço dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) que vai ocorrer na Câmara. “Sabemos que essa rede precisa de fortalecimento e queremos trazer as autoridades competentes para discutir o assunto. O Fórum esteve presente pedindo para ter vez e voz nesse debate. É muito importante a presença da população em todos os debates aqui.”

A reunião da Comissão de Direitos Humanos contou ainda com a participação do vereador Ivan Moraes (PSOL). Dos 18 projetos discutidos nesta segunda-feira, 16 foram aprovados pelo grupo. Outros 21 projetos foram distribuídos aos relatores para o recebimento de pareceres. A próxima reunião da Comissão deve acontecer no dia 4 de setembro, na Câmara.

Em 28.08.2017, às 17h53