Grupo Som da Terra recebe homenagem

Aos 42 anos de existência, sucesso local e nacional, o grupo Som da Terra foi homenageado, com direito a reunião solene na Câmara do Recife, pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB). “O som feito pelo grupo revela nossas raízes, cultura e história. As canções exaltam nossa terra”. A cerimônia foi presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD).

Eduardo Marques em sua justificativa para a homenagem  ele disse que os integrantes são apaixonados pela música brasileira e principalmente pela cultura pernambucana, e por isso seguem encantando plateias há quatro décadas. “A temática apresentada exalta o dia a dia do povo brasileiro, especialmente o nordestino”.

A formação original surgiu do primeiro trio elétrico em Pernambuco, a Turma do Pinguim e por isso a forte ligação com o carnaval. Em seu repertório possuem grandes sucesso como Balança o Saco, que trouxe o primeiro disco de Ouro, no Programa do Chacrinha, Muitos outros sucesso vieram depois com Gibão de Couro e Na Terra de Lampião, tocadas na novela da TV Globo, o Bem Amado.

Eduardo Marques ressaltou que o grupo acompanhou grandes artistas da música popular brasileira entre os quais Jair Rodrigues, Luiz Gonzaga, Paulo Diniz, Dominguinhos, Sivuca, Alceu Valença, Roupa Nova, MPB-4, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine e muitos outros. “Por tudo isso, o grupo é mais do que merecedor dessa homenagem”.

Rômulo Pimentel, o Rominho, representou o grupo de contou um pouco da trajetória de seus integrantes. O Som da Terra nasceu de uma dissidência da Banda de Pau e Corda. Contou histórias engraçadas do grupo. Rominho ressaltou a necessidade de se proteger, valorizar e defender a cultura pernambucana, uma das mais ricas do mundo. “Vou insistir em nosso trabalho de preservação da cultura através da música porque o mundo não está perdido de todo”.

Rodrigo Coutinho ao encerrar a reunião solene de homenagem ao grupo Som da Terra fez questão de ressaltar que a Casa José Mariano não poupará esforços para preservar e valorizar a cultura de Pernambuco. Os integrantes do grupo receberam uma placa comemorativa de seus 42 anos de existência.

 


Em 25.10.2017 às 19h56.