Gueiros comemora recepção de Projeto de Lei

Durante o Pequeno expediente desta terça (21), o vereador Carlos Gueiros (PTB) repercutiu Audiência Pública que discutiu o projeto de lei número 104/2012, de autoria do parlamentar, que disciplina a permissão do estacionamento de veículos nas vias arterial principal, arterial secundária e coletora do Sistema Viário do Recife. “Hoje pela manhã foi realizada a Audiência para tratar do projeto 104/2012, que, inclusive, já recebeu a primeira votação nesta Casa e tem a intenção de disciplinar o estacionamento. A matéria foi construída em cima da Lei de Uso de Ocupação do Solo e tem por finalidade dar cobertura à autoridade de trânsito para que ela possa trabalhar e de não permitir o estacionamento compreendido entre as seis da manhã e 19 horas dos dias úteis”, disse.

Gueiros citou exemplos de situações e de locais da cidade que ocorrem problemas no trânsito. “O nosso sistema viário, ao invés de ser realmente viário, é de estacionamento. Vemos excesso de veículos estacionados, não só no centro da cidade como em diversos pontos do Recife. Por exemplo, existem ruas com quatro faixas de rolamento e duas completamente tomadas por estacionamento, sobrando somente duas faixas do meio para circulação. A Gervásio Pires é um exemplo, a Bispo Cardoso Ayres, que até carrego e descarrego existe”, disse.

O parlamentar também citou que estava feliz pela recepção do projeto e que para a segunda discussão, fará um ajuste em relação ao horário de restrição.   “Fico feliz com a aprovação do projeto em primeira votação e também pela receptividade de todos os presentes na Audiência, como CTTU, Grande Recife, Instituto Pelópidas Silveira e até do CDL que, até, fiquei admirado. Eles alegaram que deveriam pensar na cidade. Houve comentários em rádios e até de jornalistas,  também aceitando a ideia. Para a segunda discussão, quero ressaltar  aos senhores vereadores que foi  pedido uma maior flexibilidade em relação ao horário de restrição de estacionamento, pois estaria sendo um horário rígido. Foi alegado que existem vias que podem ser restritas até o horário das 14h, por exemplo. É necessário, então, fazer um aditivo ao parecer para que a Casa vote em 2ª discussão”, disse.

 

Em 21.05.2013, às 18h31.