Gueiros homenageia dois desembargadores

Duas homenagens. Um título de cidadão e uma medalha do mérito, para dois desembargadores. Ambas homenagens, propostas pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), lotaram o plenário da Câmara do Recife na tarde desta quinta-feira 12, de uma seleta platéia formada por juristas, políticos, amigos e familiares. Os agraciados foram os desembargadores Josué Fonseca de Sena e Itabira Brito Filho.

Carlos Gueiros ressaltou que o Recife sempre foi considerado a capital do Nordeste por sua importância geográfica, onde se destacam o pólo médico, comércio e serviços. “Talvez por isso muitos vieram para cá e adotaram o Recife como segundo berço pátrio. É preferida por muitos brasileiros e estrangeiros. Aqui constituem famílias e a escolhem para viver pela qualidade de suas belezas, universidades, faculdades como a de Direito, a mais antiga do país, onde se formaram muitos dos que aqui estão”.

O autor das homenagens lembrou ainda que o Recife tornou-se metropolitana e indutora de mais 13 municípios. “Esse meu Recife junto com a Casa José Mariano homenageiam essas duas ilustres figuras outorgando-lhes, Título de Cidadão recifense a Josué Fonseca de Sena, e a Medalha do Mérito José Mariano, a Itabira de Brito Filho. Josué é filho de Goiana e foi professor, advogado, depois fez concurso e aqui chegou em 2011. É poeta com diversas obras literárias publicadas. Já Itabira é recifense, cursou Direito e logo se iniciou no Ministério Público. Também ocupou cargos na Procuradoria Geral de Justiça. São ambos merecedores destas homenagens”.

Itabira Filho agradeceu aos integrantes da Casa e ao autor da proposta que o indicaram para receber essa comenda, que honra a todos que a carregam. Ele disse que desde os dez anos ouvia falar nos feitos de José Mariano, pois seus primos são de Ribeirão, terra natal do patrono desta Casa. “Conheci a história dele e seus feitos pela libertação dos escravos. Sempre me identifiquei com as camadas mais pobres. Minha vida não difere das de tantos meninos pobres. Também fui pobre e chegar até aqui é uma vitória. Sou amante da simplicidade, prefiro a barraquinha do peixe ao restaurante sofisticado. Recebo a todos em meu gabinete. Gosto de conviver com pessoas humildes e busco sempre ajudar os mais necessitados”.

 Josué de Sena fez questão de registrar “sua sólida amizade pelo também homenageado Itabira”. Ele disse que tarde era de gratíssima satisfação e gratidão à Câmara do Recife pela homenagem que muito o envaidecia. Disse ainda que esse título tem alto significado para os goianenses, cidade tão antiga e tão histórica quanto o Recife que hoje o acolhia como filho. 

 

Em 12.11.2013, às 18h50