Gueiros pede transcrição de artigos sobre Urbano Vitalino

Os vereadores aprovaram em discussão única, na reunião ordinária desta terça-feira, o requerimento número 1675/2012 de autoria de Carlos Gueiros (PTB), solicitando a transcrição nos anais da Câmara Municipal do Recife os artigos intitulados: “Urbano, meu amigo”, de autoria do ministro Eros Grau e “Um advogado plural”, escrito pelo advogado Cláudio Alexandre Soares Correia. Os artigos, publicados na imprensa, lembram o aniversário de morte de Urbano Vitalino, que faleceu no dia 30 de julho de 2004. “Entendo que a transcrição desses dois textos precisam ter uma repercussão nesta casa legislativa”, disse o vereador, durante a reunião.

Urbano Vitalino de Melo Filho foi um grande advogado pernambucano, segundo disse o vereador. “Ele foi um ícone pernambucano no cenário nacional”, observou, acrescentando que ele representou Pernambuco no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e se “fez respeitar como um jurista da mais alta corte do Estado”. O artigo de Eros Grau é “um lenitivo para a família”, de acordo com o vereador. No outro artigo, “não menos importante, Alexandre Soares relembra que se formou no escritório de Urbano”.

O vereador Alfredo Mariano (PSDC), que também é advogado, reforçou os elogios de Carlos Gueiros ao jurista. “Tive a oportunidade e o prazer de trabalhar com ele quando fui diretor da Usina Aliança. Ele era um conhecedor profundo do Direito. Ele também foi um grande professor de Direito Administrativo”, assegurou. Alfredo Mariano lembrou que Urbano Vitalino era natural de Garanhuns-PE, que recebeu o título de cidadão recifense. Na ocasião, fez um discurso que Alfredo Mariano considerou ser “um dos mais belos discursos que já foram feitos por um homenageado nesta Câmara”, disse.


Em 07.08.12, às 12h20.