Hélio Guabiraba homenageia repórteres fotográficos
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade, compondo a mesa com o repórter fotográfico da antiga revista O Cruzeiro, Pedro Luiz Ferreira; o editor Executivo de Imagens do Jornal do Commercio, José Arnaldo Tavares Gouveia de Carvalho; a repórter fotográfica do Sistema Jornal do Commercio, Brenda Lucena de Alcântara; o representante da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Imprensa de Pernambuco, Ricardo Fernandes; o diretor secretário do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Jailson da Paz; e o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Francisco Carlos. Para lembrar o repórter fotográfico Alexandre Severo, morto no mesmo acidente de avião que vitimou o ex-governador Eduardo Campos, em 2014, o vereador entregou uma placa comemorativa a Alessandra Patrícia Gomes Leal (irmã de Severo) e um ramalhete a Rita Regina (mãe).
Em seu discurso, o vereador Hélio Guabiraba disse que era com muita alegria que fazia a entrega do Prêmio Alexandre Severo. “Eu o entrego esse prêmio, que pretendo criar oficialmente, com o desejo de valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos. Por isso, nada mais justo do que Alexandre Severo receber o nome desta premiação. O legado deixado por Severo é muito vasto onde inclui prêmios nacionais e internacionais. Além disso, ele ficou conhecido por ser uma pessoa generosa. Espero que, a partir desta primeira edição do prêmio, possamos continuar valorizando cada um de vocês, conhecendo novos talentos e lembrando sempre a importância dessa profissão”, disse.
O fotógrafo Pedro Luiz falou em nome dos homenageados. “Agradeço ao vereador Hélio Guabiraba por essa homenagem aos repórteres fotográficos, profissionais que, com suas câmeras, registram a vida da cidade em todos os seus aspectos. É uma profissão difícil, porém interessante, e às vezes ingrata por não podermos registrar tudo que queremos”. Pedro Luiz disse que se sentiu honrado em representar a categoria no evento. “São mais de 55 anos de carreira e muitas lembranças desde o início lá na revista O Cruzeiro, na década de 60. Também passei 22 anos no O Globo onde também registrei muitas histórias. Aqui no Estado, passei pelos principais jornais, enfim, foi uma vida toda dedicada à fotografia”, afirmou.
Pedro Luiz disse, ainda que na sua trajetóri, tudo o que conquistou foi através do trabalho como repórter fotográfico. “Tudo o que tenho, veio da Objetiva. Hoje, tenho a certeza de que cumpri aquele provérbio chinês que diz: ‘Um homem para cumprir a sua missão na terra tem que ter escrito um livro, plantar árvores e ter um filho’. Detalhe, eu tive 12 filhos e escrevi um livro de fotografias, “O Repórter Intrépido”. Assim sendo, combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. Convém que todos vocês, que agora são os repórteres fotográficos, cresçam e que meu legado sirva como um exemplo”. No final, o fotógrafo Arnaldo Carvalho também fez o seu discurso.
Relação dos repórteres fotográficos homenageados:
ALEXANDRE SEVERO - IN MEMORIAN; ALEXANDRE GONDIM: ALUISIO MOREIRA FILHO; ANDERSON MICHEL DA SILVA BARROS; ANDERSON STEVENS LEÔNIDAS GOMES JR; ANDREA REGO BARROS ; JOSÉ ARNALDO TAVARES GOUVEIA DE CARVALHO; ARTHUR HENRIQUE GOMES DE SOUZA RODRIGUES; ARTHUR ANTÔNIO SOUZA MOTA; ISABELA MOREIRA AZOUBEL; BRENDA LUCENA DE ALCÂNTARA; CARLOS JOSÉ LIMA; FRANCISCO PEIXOTO MACIEL FILHO; DIEGO VIEIRA NIGRO DE ALMEIDA; HESÍODO GÓES DO AMARAL; PAULO MAURICIO FREITAS DE ALMEIDA; PAULO HENRIQUE DE SOUZA PAIVA; PAULO HENRIQUE ROMÃO DIAS; JOSÉ PATRICIO DO NASCIMENTO DIAS; JOSÉ PATRICIO DO NASCIMENTO; PEDRO LUIZ FERREIRA; SEBASTIÃO RICARDO BARBOSA DA SILVA; RAFAEL FREIRE BANDEIRA; RENATA MARIA VÍCTOR DE ARAÚJO; RICARDO FERNANDES DA COSTA LIMA; JOSÉ ROBERTO PEREIRA DE LIMA; TERESA CRISTINA MAIA DANTAS DE GOES.
Em 06.09.2019, às 11h50.