Hélio Guabiraba pede requalificação de sede do campo do União

As condições em que se encontram a sede do campo de várzea do União, localizado no bairro da Macaxeira, preocupam o vereador Hélio Guabiraba (PRTB). Segundo o parlamentar, que discutiu o assunto na Câmara do Recife nesta quarta-feira (5) e apresentou um requerimento à Secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife pela requalificação do prédio, a construção está “abandonada há mais de 20 anos.” A matéria foi aprovada pelo Legislativo municipal.

Na tribuna, Hélio Guabiraba destacou a história do União e falou da importância dos campos de várzea para o esporte e para a manutenção da segurança pública. “Falam muito que hoje, no Recife, temos uma ferramenta chamada Compaz, onde podemos transformar o cidadão. Mas trago uma ferramenta muito mais simples, e que também transforma, no meu requerimento que pede à Secretaria de Esportes do Recife para verificar uma situação que existe na sede do União da Macaxeira. É um patrimônio fundado em 1943 e já tombado. Há 74 anos, essa sede tem ao seu lado o maior campo de várzea de Pernambuco. Nesse espaço vimos os maiores peladeiros do Estado se tornarem profissionais. Ele faz com que a gente tenha esperança para os jovens de hoje. Falta aos órgãos públicos um pouco mais de sensibilidade.”

Em um aparte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que há interesse do poder público pelos campos. “Estamos juntos com Yane Marques, que assumiu a secretaria-executiva de Esportes e se comprometeu a ir ao clube da União. Temos visitado outros campos, como o do Alto do Pascoal e do Café. Vivemos em um momento de muita violência no nosso Estado e o campo de várzea ajuda muito.”

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) também frisou a importância dos campos de várzea e a necessidade da manutenção deles para a cidade. “Em Jardim São Paulo, Carlinhos Bala foi um do que muito frequentou o campo do Barcelona. Ele jogou nos três times [Náutico Capibaribe, Sport e Santa Cruz]. É de grande importância que as autoridades municipais tenham mais carinho e olhem para os campos de várzea.”

Em 05.04.2017, às 17h40