Hélio Guabiraba repercute apuração de eleições de conselheiros tutelares

O fim da apuração das eleições para o Conselho Tutelar do Recife foi tema de um discurso do vereador Hélio Guabiraba (sem partido) proferido na Câmara Municipal nesta quarta-feira (9). O parlamentar, que considerou demorada a divulgação dos resultados, voltou a tecer críticas ao processo eleitoral, como fez ao longo da semana.

O pleito ocorreu no último domingo (6). Foram 95 candidatos disputando as 40 vagas de conselheiros tutelares do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (Comdica).

“Até que enfim acabou o sofrimento. Como eles conseguiram, eu não sei. Foi contada agora a última urna, na RPA-3. Foi uma eleição pequena e o Conselho levou três dias para finalizar. É, no mínimo, uma falta de capacidade”, disse o vereador.

Hélio Guabiraba citou a baixa taxa de filiação de entidades no órgão como um indicativo de má gestão. “A falta de capacidade vem daí. Existem mais de 1.060 entidades no Recife que podem cuidar de crianças e adolescentes. E só cerca de 60 são filiadas ao Comdica.”

O parlamentar não deixou de celebrar o resultado atingido pela candidata de sua escolha. “Quero parabenizar a candidata Gilmara. Como cidadão, votei nela, que é da Guabiraba. Ela teve a segunda maior votação da RPA-3, com 1.042 votos. Desejo que ela faça um excelente mandato em prol das crianças e adolescentes. Ela é merecedora dessa vitória.”

Em 09.10.2019, às 16h06